Artigos
MICRO E PEQUENO EMPRESÁRIO, SE INFORME!
Ricardo Eladio Di Lorenzo Arroyo, presidente Sincomercio São José do Rio Preto, fala sobre o micro e pequeno empresario.
O efeito mais perverso da crise econômica deve rondar o Brasil pelos próximos anos. A piora do mercado de trabalho vai se acentuar e empurrar a taxa de desemprego para mais de 10% neste ano. Diferentes indicadores já apontam uma forte deterioração do mercado de trabalho. No trimestre encerrado em agosto, o desemprego apurado pela pesquisa foi de 8,7%, o maior patamar da série histórica iniciada em 2012. O contingente de desocupados chegou a 8,8 milhões de pessoas, um aumento de 2 milhões – o equivalente à população de Manaus – na comparação com o mesmo período do ano passado. Esses dados são para mostrar que se o brasileiro está perdendo seu emprego, é porque muitas das empresas, que são as geradoras de oportunidades profissionais também estão fechando suas portas.
A crise não escolhe os mais ricos ou as empresas de grande porte para afetar, até porque, as empresas maiores têm, na realidade, um pouco mais de preparo para lidar com situações desse tipo, por isso, que o dado mais preocupante, é que as micro e pequenas empresas são as que mais estão fechando postos de trabalho.
E é aqui, que entra o trabalho do Sincomercio! O nosso objetivo sempre foi, e sempre será garantir, representar, e dar sustentação às empresas de nossa atividade; e em tempos difíceis, precisamos inovar para atender e auxiliar a todos da classe. Desse modo, nos concentramos em trazer uma melhora, ou melhor dizendo, um “respiro”, desta vez para o pequeno e micro empresário, que pode fazer toda a diferença nesse período de crise, o REPIS.
O REPIS, Regime Especial de Piso Salarial, está previsto na Convenção Coletiva de Trabalho para dar tratamento diferenciado, favorecendo as Microempresas (ME’s) e Empresas de Pequeno Porte (EPP’s), definidas pela Lei Complementar nº 123/06, que instituiu o Simples Nacional, que nos dias de hoje, são elas as grandes geradoras de emprego para o comércio.
Esse Regime diferenciado de pagamento do Piso Salarial gera uma economia anual favorável ao empresário, possibilitando que novos postos de trabalho sejam abertos nas empresas, que ao adquirirem este sistema poderão aplicar valores de pisos salariais diferenciados daqueles praticados pelas demais empresas. Está é uma vantagem que os lojistas que são nossos sindicalizados podem usufruir, dentre tantas outras e benefícios que darão sustentabilidade para o exercício de suas atividades empresariais. Porém, a maioria dos empresários que se encaixam nas regras para a adesão, não sabe desse benefício.
Nós somos a única entidade patronal, legítima representante da categoria de “comércio varejista”. Temos uma base territorial que abrange 30 cidades da região, temos disponíveis para pesquisas diversas reportagens nos nossos canais de comunicação, como nossos sites (www.sincomercioriopreto.com.br e www.scvriopreto.com.br ), além de termos uma equipe preparada para responder e sanar todas as dúvidas que possam surgir sobre o tema. Não hesite em nos procurar, entre em contato conosco e seja um empresário antenado e aproveite esse e muitos outros benefícios que podemos lhes oferecer!
Ricardo Eladio Di Lorenzo Arroyo, presidente Sincomercio São José do Rio Preto – SP
- Cultura2 dias
Venda de ingressos para show de Roberto Carlos começa hoje (17); saiba como
- Política1 dia
Itamar e Valdomiro aparecem tecnicamente empatados na disputa pela Prefeitura
- Nacional1 dia
Estudante de Rio Preto concorre a vaga na universidade de Harvard
- Cidades1 dia
Casal de idosos ‘desaparece’ após acidente com caminhão em Rio Preto