Redes Sociais

Artigos

Depressão uma doença nem sempre tão óbvia… os sintomas desconhecidos da doença do século

Artigo escrito por Monica Soares, que é professora universitária, psicóloga, psicoterapeuta, especialista em educação e terapia sexual

Publicado há

em

Segundo a Organização Mundial de Saúde a doença mais incapacitante do mundo é a Depressão. Em 2015 a depressão afetou mais de 320 milhões de pessoas, um aumento de 20% só na última década. Somente no Brasil são aproximadamente 11,5 milhões de pessoas com depressão. Muitos sintomas da depressão já são bastante conhecidos pela população como a tristeza, melancolia, apatia entre outros. Mas existem outros pouco conhecidos que podem estar relacionados a essa doença que traz tanto prejuízo para o indivíduo.

Vejamos alguns desses sintomas não tão comuns:

· Sedentarismo: O sedentarismo pode não ser apenas uma “preguiça” ou falta de habilidade esportiva, a indisposição constante para qualquer tipo de atividade física, incluindo o sexo, pode ser um sintoma da depressão. Pessoas deprimidas sentem um profundo desânimo para realizar atividades, de um modo geral, devido os sentimentos de inadequação e baixa estima vivenciados na depressão. Tornando-se mais difícil todo tipo de atividade.

· Cansaço e Fadiga: A sensação de cansaço, desânimo e fraqueza pode ser devido as alterações bioquímicas da serotonina, noradrenalina e dopamina. A medicação adequada pode ajudar a corrigir esse problema, mas a melhora definitiva apenas com acompanhamento psicoterápico.

· Vício em redes sociais: passar muitas horas em redes sociais pode indicar depressão ou levar a depressão. Segundo Pesquisadores da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, pessoas que passam muitas horas em redes sociais têm 03 vezes mais chances de desenvolver depressão. De acordo com o estudo existe uma relação entre a depressão e redes sociais. Não se sabe exatamente se a pessoa busca a redes sociais porque já está depressiva e deseja afastar-se do mundo real ou se os padrões irreais das redes sociais levam a pessoa sentir-se infeliz, mas o fato é que redes sociais agravam os sintomas depressivos.

· Dificuldade em tomar decisões: Indecisão constante até mesmo para situações simples e rotineiras como: Qual relógio usar, comer brócolis ou couve flor, qual filme assistir, qual brinco usar? Pode indicar depressão. Sentir indecisão eventualmente é normal. Mas quando estamos deprimidos tomar decisões comuns do dia-a-dia torna-se extremamente difícil, pois além da insegurança e autoestima rebaixada quando estamos depressivos nossos processos cognitivos ficam afetados. Caso tenha percebido esses sintomas ou outros comportamentos e sentimentos diferentes do habitual procure ajuda profissional.

 

AS MAIS LIDAS