Artigos
As maiores mentiras são as que contamos a nós mesmos
Artigo escrito pelo Life Coach, Fabiano Latham
As maiores mentiras são as que contamos a nós mesmos para fugir da responsabilidade sobre o que fazemos e também deixamos de fazer. Mentir para si mesmo e se autossabotar é deixar escapar a oportunidade de crescer enquanto ser humano.
Responda sinceramente: quantas vezes você se enganou para tentar fugir de uma situação que você mesmo criou, mas não quis pagar o preço de lidar com as consequências?
As mentiras que contamos a nós mesmos servem como um escudo para autoproteção, embora elas fiquem armazenadas nos atormentando até que um dia afloram como sentimentos de raiva, frustração ou mesmo rompantes de impulsividade.
Tomamos decisões, iniciamos projetos, fazemos promessas e aos poucos, por diversos motivos, vamos abandonando, mas continuamos a mentir para nós mesmos como se tivéssemos executando tudo.
Também mentimos a nós mesmos quando nos esforçamos para passar uma imagem que não corresponde à realidade do que sentimos ou somos. É quando postamos uma foto tentando provar aos outros que estamos felizes, quando no fundo estamos destruídos por dentro. É quando tentamos passar uma imagem de um padrão de vida que nos custa a paz mental pelo peso das obrigações assumidas.
Em maior ou menor grau todos já praticamos a “auto-mentira”. Dependendo da fase de vida, do estado emocional e das condições que nos cercam, autossabotamos nossas verdadeiras intenções e sentimentos, desconsiderando ou desconhecendo o estrago que isso traz para a vida.
Felizmente, há caminhos para reverter esse modo de funcionamento. O primeiro passo é se conscientizar e detectar como, em que situações e com qual frequência lançamos mão desse comportamento.
Depois é passar a encarar a realidade, entender a responsabilidade sobre cada demanda que surge e entrar em ação. Decida não mais vender uma imagem que não traduz sua realidade interior. Não somos perfeitos nem precisamos nos esforçar demasiadamente para ser. No entanto precisamos de bom senso para ficar em paz com nossa própria consciência.
Faça uma análise sincera do seu comportamento: o que precisa ser mudado? O que pode ser deixado para trás? O que você pode acrescentar de agora em diante. Viver a própria realidade nos poupa de gastar energia com pessoas e situações que nada agregam para nossa vida. O segredo é ser autorresponsável para gerenciar bem as próprias emoções e evitar ir para os extremos. Seja realista, mas também tome o cuidado para não se tornar exigente ou duro demais com você mesmo. Faça sua parte e tudo dará certo. FORÇA SEMPRE!
Fabiano Latham – Life Coach
Bem-Estar Físico & Mental
www.fabianolatham.com
- Cidades2 dias
Vela acesa provoca incêndio em apartamento no Centro de Rio Preto
- Cidades2 dias
Vítima é agredida com chutes no rosto por companheiro em Rio Preto
- Cidades2 dias
Incêndio ocorrido em Rio Preto pode ter sido criminoso
- Cidades2 dias
Mulheres são presas em flagrante após furtos em várias lojas de Rio Preto