Artigos
O que as “tempestades” nos ensinam?
Artigo escrito pelo Life Coach, Fabiano Latham
Às vezes aquilo que quase nos enlouquece e nos tira o chão é também o que nos faz mais forte depois. Nem sempre uma tempestade é ruim. Quando aprendemos a enxergar as lições nas entrelinhas nossa vida dá um verdadeiro salto.
Demora, mas chega um dia em que a gente aprende de vez que tudo que nos acontece tem uma razão de ser. Por isso é preciso agradecer não só pelas conquistas e pelas mudanças que conseguimos mensurar em nossa rotina, como também ser grato pelos aborrecimentos, decepções, frustrações e problemas de toda ordem.
Quando passamos a perceber o valor dos ensinamentos vindos dos problemas e reconhecemos nossa parcela de responsabilidade tudo passa a ser diferente. É quando “a ficha cai” e nos damos conta de que tudo está interligado e que os fatos em nossas vidas estão diretamente relacionados à qualidade dos nossos pensamentos, à maneira como agimos com nós mesmos e com os outros, e também como lidamos com as adversidades que são inerentes às relações humanas.
O grande segredo é ser grato por tudo. Seja grato pela saúde, emprego, família e pelos bens materiais, mas também agradeça pelos obstáculos, pelas pessoas difíceis, pelos prejuízos e até por uma doença que o fez ver a vida por outro ângulo.
Ao se abrir para uma compreensão maior da vida ampliamos nossa consciência e o papel que desempenhamos no mundo, desde as relações próximas aos atos que tem reflexo na vida dos outros mesmo sem percebermos.
Não fique parado na tempestade. Não se prenda a mágoas e ressentimentos. Pensamos que não, mas muitas coisas em nossa vida não vão para frente porque damos peso e atenção a minúcias. Definitivamente, não vale a pena.
Temos a chance de crescer e amadurecer todos os dias o desenrolar dos fatos de nossa história pessoal. Muitas vezes as lições vêm em forma de baques com os quais temos a impressão de não poder lidar. O que nos diferencia é tirar o máximo de proveito dos acontecimentos, sem terceirizar a responsabilidade ou se vitimar. Reflita e se pergunte: que lição a vida está querendo lhe dar e que você tem resistido em aprender?
Quando saímos do piloto automático e nos avaliamos com isenção conseguimos ter uma visão mais ampla de tudo que nos acontece. É neste momento que aparecem os insights e se descortinam os aprendizados.
Não espere a próxima tempestade para fazer as mudanças que você tanto quer e precisa. Ou melhor: evite a próxima tempestade com atitudes realmente transformadoras. Assim você troca a tempestade por um banho de chuva, daquele que lava a alma. FORÇA SEMPRE!
Fabiano Latham – Life Coach
Bem-Estar Físico & Mental
- Cidades2 dias
Vela acesa provoca incêndio em apartamento no Centro de Rio Preto
- Cidades2 dias
Vítima é agredida com chutes no rosto por companheiro em Rio Preto
- Cidades2 dias
Incêndio ocorrido em Rio Preto pode ter sido criminoso
- Cidades2 dias
Mulheres são presas em flagrante após furtos em várias lojas de Rio Preto