Artigos
Disciplina ou Liberdade?
Artigo escrito por Juliana Paes Garcia, Coach em Alta Performance e Mudança de Carreira

Olá! Sou Juliana Paes Garcia, Coach de Carreira e Alta Performance. Bem-vindo ao nosso espaço sobre Felicidade! Sobre se libertar das gaiolas que nos aprisionam a uma vida morna, ter uma profissão que nos faça feliz, viver de acordo com nossa essência e nosso propósito, com mais sentido e felicidade nos nossos dias.
Esta semana uma cliente de Coaching desabafou que estava se sentindo em um rolo compressor: sem tempo para a vida pessoal e vivendo só para o trabalho. Desabafou: “A vida é assim mesmo. Não tem nada que eu possa fazer. É engolir e aceitar”
Isso me doeu. Ver uma pessoa boa e competente assim é contrário ao que eu acredito: todos temos direito a uma vida plena, realizada, feliz e abundante.
Vejo pessoas com potencial para serem felizes e bem-sucedidas vivendo com MENOS:
MENOS RESERVA FINANCEIRA, inseguras sobre o futuro;
MENOS TEMPO LIVRE, sobrecarregadas de trabalho;
MENOS ENERGIA, sem se alimentar direito e fazer exercício.
E isso resulta em MENOS PRAZER: sem tempo, energia nem dinheiro para curtir a vida!
Uma vida sem prazer é uma vida morna, mais ou menos, sendo desperdiçada! O prazer de quando você:
– Se organiza e termina o trabalho dentro do prazo e sai sem culpa a tempo de buscar o filho na escola;
– Vai na academia e vê o corpo ficando bonito e saudável;
– Não desconta frustrações na comida ou com roupas e sapatos que não precisa e sobra dinheiro para fazer a viagem que há tempos você quer;
– Diminui a lista de pendências que dá taquicardia só de olhar e se sente competente.
É esse prazer que merecemos todos os dias!
Percebi que o que mais impede as pessoas de terem isso é a falta de DISCIPLINA: não resistir às tentações e distrações da vida (de bolo de chocolate à seriados no Netflix), não focar no que precisam fazer, deixar para depois as tarefas chatas ou difíceis…
Eu sei, JÁ FUI assim. Já deixei tudo para a última hora e depois sofri com o arrependimento de ter procrastinado. Já cedi à gratificação instantânea de fazer coisas que são “mais legais” no momento, mesmo atrasando um projeto importante para meu futuro.
E percebi que ou eu mudava isso e aprendia a ser disciplinada ou minha vida ia ser SEMPRE “mais ou menos”. Li muitos livros, fiz cursos, processo de Coaching…para desenvolver uma habilidade que não é natural para mim. Mudei meus padrões de pensamento para ter a liberdade que a disciplina traz. E funcionou! Tanto que me permitiu virar nômade digital e comandar empresas no Brasil e Portugal, e viver a vida com prazer!
Como uma “disciplinada convertida”, passei a converter outras pessoas. Sabe quando você encontra algo que funciona e quer que todo mundo também experimente?
É isso que tenho feito, e vou fazer aqui. Quero saber de você: qual a maior dificuldade que você tem em ser mais disciplinado? Responda para o e-mail [email protected]. No próximo artigo vou dar dicas práticas, e fico no aguardo da tua pergunta para escrever exatamente aquilo que você quer saber.
Com muita energia positiva,
Juliana