Redes Sociais

Artigos

Diretor e a essência da liderança

Artigo escrito pela educadora,Roberta A. Fardin Bianchi

Publicado há

em

 O dia a dia de uma escola é uma agitação só! Aulas, faltas, intervalos, atendimentos, provas, urgências, emergências, resolução de conflitos, planejamentos, reuniões, orientações, apresentar e validar projetos, visitar salas de aula, assinar documentos. O interessante é que nem um dia é igual ao outro, pois eles se constroem por meios das relações humanas.  A escola se constrói todos os dias com a diversidade de pessoas da qual dela fazem parte.

Atualmente estamos vivenciando muitas mudanças na esfera educacional: a escola deixa de ser um espaço de transmissão de infinitos conteúdos e abre espaço para a humanização da educação. Essa mudança de paradigma afeta todos os envolvidos no processo educacional, e neste contexto se faz necessário pensar sobre a formação inicial que os professores, coordenadores e diretores receberam está adequada para atender a demanda de uma escola permeada por tantas diversidades. Sabemos que não, então é necessário criar estratégias para que a formação aconteça com toda a comunidade escolar.

Na organização de uma escola o diretor é a pessoa que está à frente da escola e suas atribuições vão bem além da figura burocrata que assumia uma postura carrancuda que castigava os alunos e intimidava professores e passa a assumir uma postura importante que, além de cumprir suas funções administrativas, que são necessárias para o bom andamento da escola, é preciso buscar maneiras de ter as pessoas ao seu lado, pais, alunos, professores e toda a equipe escolar para que caminhem juntos e comprometidos em busca da escola dos sonhos. Para isso o diretor precisa ser um EDUCADOR, e é importante que ele esteja ligado ao cotidiano da escola, da sala de aula, conheça os alunos, professores e pais, isto é, ir além de sua autoridade burocrática. A escola dos sonhos não de maneira utópica, mas sim acreditar que é possível pensar sobre estratégias e processos para que as metas sejam atingidas e que a escola seja um ambiente agradável para todos que fazem parte deste universo.

O diretor de escola é a pessoa que deve possuir espírito de liderança acompanhado por uma série de habilidades importantes, motivando sua equipe para alcançar os resultados e despertar nas pessoas a vontade de fazer a diferença. Para que o objetivo de compartilhar a gestão da escola seja atingindo o diretor precisa exercer sua liderança desenvolvendo algumas características: conheça sua escola; seja um eterno aprendiz, tenha uma escuta ativa, tenha claro os processos para alcançar os objetivos traçados, forme uma verdadeira equipe, tenha uma visão empreendedora, organize-se!

O verdadeiro líder deixa seu legado impresso nas paredes e no coração das pessoas de sua equipe, inspirando a todos a ter novas ideias. Os desafios são muitos, como disse Ruben Alves, “está em suas mãos destruir ou construir sonhos”, se você estiver engajado em uma causa maior com certeza sua escola será a “escola dos sonhos”, contribuindo para a construção de uma sociedade reflexiva e humanitária.

 “Uma das vantagens da presença de Deus é inspirar-nos grande coragem, grande zelo para trabalharmos em nossa perfeição”. Marcelino Champagnat.

 

Roberta A. Fardin Bianchi, educadora.

AS MAIS LIDAS