Redes Sociais

Artigos

Alimentos protetores da circulação para o Natal e o Ano Novo

Artigo escrito pelo Prof. Dr. Sthefano Atique Gabriel

Publicado há

em

As tradicionais festas de final de ano estão se aproximando! Supermercados, confeitarias e padarias trabalham em ritmo acelerado e com hora extra para atender as solicitações e as encomendas para as ceias de Natal e Ano Novo.

A reunião familiar é repleta de boas risadas, abraços calorosos, encontros casuais e acima de tudo variedade de alimentos típicos na mesa do brasileiro. Para manter a saúde do sistema circulatório durante o período festivo de Natal e Ano Novo, é necessário privilegiar o consumo de alimentos e bebidas com propriedades benéficas e protetoras das nossas artérias e das nossas veias.

Segue abaixo uma lista com seis alimentos e bebidas protetoras do sistema circulatório que devem fazer parte do cardápio de Natal e Ano Novo do bra­sileiro.

1 – Frutas secas, dentre elas a uva passa: rica em nutrientes, fibras e com­postos bioativos, a uva passa possui atividade antioxidante, anti-inflamatória e anticancerígena.

2 – Romã: rica em vitamina A, com propriedades benéficas ao sistema ocular e ao tecido cutâneo. Além disso, é rica em vitaminas do complexo B, auxilian­do na função do sistema circulatório e imunológico, atuando na eliminação do excesso de líquidos, na prevenção do estresse, na melhor função do sistema urinário e na maior resistência às infecções.

3 – Frutas vermelhas, frutas do bosque ou frutos silvestres: morango, amora, framboesa e mirtilo compõem este grupo de alimentos ricos em flavonóides e vitamina C. Atuam melhorando a elasticidade e o turgor da pele, fortalecen­do o sistema imunológico e reduzindo o colesterol ruim através de sua ação antioxidante.

4 – Vinho tinto: Rico em resveratrol, apresenta propriedades anti-inflama­tória, antioxidante, antienvelhecimento e anticancerígena. Além disso, já foi comprovado seu efeito benéfico na prevenção das doenças cardiovasculares.

5 – Castanhas: nozes, pistache, avelã, castanha-de-caju, amêndoas, casta­nha-do-Brasil. Representam importantes fontes de ácidos graxos insaturados, fibras, sais minerais e fitoesteróis. Possuem propriedades antioxidantes, anti -inflamatórias e protetoras do sistema circulatório e cerebral.

6 – Azeite de oliva extra virgem: possui ação anti-inflamatória e antioxidan­te, com proteção da função cardiaca e cerebral. Além disso, auxilia na perda de peso, na prevenção do diabetes mellitus e do cancer e reduz o risco de depressão e Alzheimer.

Por Prof. Dr. Sthefano Atique Gabriel. Doutor em Pesquisa em Cirurgia pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, especialista nas áreas de Cirurgia Vascular, Angiorradiologia e Cirurgia Endovascular e coordenador do curso de Me­dicina da União das Faculdades dos Grandes Lagos (Unilago). 

AS MAIS LIDAS