Artigos

O resgate histórico e político dos principais escândalos de corrupção

Artigo escrito pelo escritor, Cloves Souza

O resgate histórico e político dos principais escândalos de corrupção

Observar o cenário político brasileiro traz reflexões e perspectivas a respeito das práticas exercidas nos últimos anos. No livro “Excelências Bandidas – O Império da Corrupção no Brasil”, apresento com exatidão todos os desvios de dinheiro praticados em nosso país. Além disso, aponto caminhos para evitar a repetição dos episódios de corrupção e desmonte da máquina pública - aparelhada nos últimos governos para servir um determinado grupo político. Tudo isso em detrimento dos anseios e necessidades do povo brasileiro.

A obra é um livro polêmico e inspirador, pois, além de analisar com profundidade os principais problemas nacionais, aponta caminhos para sair das armadilhas mortais criadas por um agigantamento da política. Os políticos ficaram à vontade para criar cargos, novas cidades, ministérios, estatais, secretarias estaduais e municipais. Tudo isso nos deixou uma salgada conta a pagar.

Desmandos, desvios de dinheiro público, conluios políticos, a dilapidação do patrimônio do povo brasileiro são problemas que aponto como centrais na formação de ambiente público e governamental no Brasil. Como solução, proponho medidas claras, sendo que um leque delas, hoje, estão em discussão em Brasília.

A reaglutinação dos pequenos municípios e um novo pacto federativo fazem parte dessas propostas. Assim como a reforma previdenciária, a tributária e administrativa devem ser levadas adiante, uma vez que o Estado não suporta, em seu orçamento, todo esse escoamento de recursos. Outro ponto que proponho é a extinção da Justiça do Trabalho – cada vez mais, interpretações contrárias a lei e, tribunais se sobrepõem ao que diz a nossa legislação e a própria CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas). Além disso, esse braço da justiça chega a custar R$ 22,8 bilhões do orçamento público, somos o um único país no mundo que têm esse tipo de estrutura. Os demais 21 países que adotaram a Justiça do Trabalho têm Varas Trabalhistas dentro da justiça comum federal.

Os moldes da disputa política nas eleições também precisam ser revistos. O horário eleitoral, por exemplo, que se apresenta como gratuito, na verdade sai do bolso de milhões de brasileiros, por meio de pagamentos de impostos. Já o financiamento público de campanha é outra oportunidade de escoar recursos financeiros do Brasil sem que sejam aplicados em algo que, de fato, trará vantagens econômicas ou de desenvolvimento ao país. Além disso, a criação excessiva de partidos políticos faz com que o ambiente seja propício a irregularidades. Dessa forma, proponho a existência de apenas três partidos, o fim do horário eleitoral gratuito e os financiamentos públicos de campanha.

 Registrar memórias e vivências faz com que a história não possa ser apagada. Por isso, o título a que proponho reflexão este livro faz um registro dos acontecimentos durante seu desenvolvimento. Evitando que, posteriormente, haja desvios éticos e morais, retirando a verdade sobre os crimes praticados contra o Estado brasileiro e seu povo.

Cloves Souza, autor do título “Excelências Bandidas - O Império da Corrupção no Brasil”.

 

Por Da Redação em 12/03/2020 23:23
TerrasAlphaville