Redes Sociais

Artigos

Em rota de crescimento

Artigo escrito por Danilo Ferraz, fundador do Instituto Futuro Para Todos

Publicado há

em

Ao longo da semana, aconteceu em São Paulo o maior evento de investimentos do mundo, a Expert, chancelada pela XP Investimentos. Dentre as muitas ideias debatidas nos três dias de evento, um sentimento era prevalecente e quase palpável: o do crescimento do Brasil. Não é à toa: a revolução causada pela democratização ao acesso a investimentos no país é uma história recente, que segue sendo escrita pelos principais propagadores de uma nova e saudável elite que se forma – a dos que prosperam, dos que investem, dos que surpreendem e criam riquezas extraordinárias para si e para a sociedade a partir das suas próprias decisões.

Historicamente, o investidor brasileiro foi refém de uma estrutura bancarizada que limitava o acesso a produtos financeiros de qualidade, se restringindo a alternativas de altas taxas e pouco retorno. Nos EUA, 64% dos americanos já investem na bolsa – e o número segue crescendo a cada ano. No Brasil, o número é consideravelmente menor – algo próximo de 5%.

Nosso desafio: 75% da riqueza dos brasileiros ainda é mantida e concentrada nos 5 principais bancos do país. O resultado é algumas centenas de milhões de reais em rendimentos que nunca chegam às mãos da população por falta de conhecimento. Nos próximos 5 anos, os brasileiros deixarão de ganhar R$266 Bilhões líquidos por optar pela poupança e não por títulos públicos. Em 20 anos, o valor deve superar a marca de R$4 trilhões. Daí a importância de se investir: para cada brasileiro que deixa seu dinheiro na poupança, milhões de reais são perdidos no longo prazo.

Um dos reflexos da combinação destas tendências aparentemente divergentes, mas que começam a convergir, está na modificação já perceptível na forma como o brasileiro está investindo. Ano após ano, aumenta a fuga de capital da poupança em busca de outras alternativas de investimento. Seja em ações, fundos imobiliários ou títulos públicos, investimentos inteligentes fazem do Brasil um país mais rico.

Danilo Ferraz é investidor e fundador do Instituto Futuro Para Todos.

 

 

 

AS 10 MAIS LIDAS