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A hora e a vez do Turismo Regional

Artigo escrito por René Silva, diretor-presidente da CART

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A pandemia provocou mudanças comportamentais significativas nas pessoas para além da esfera das medidas sanitárias. Ávida pela retomada do convívio social, rompendo as barreiras limitadas às quatro paredes de casa, a sociedade parece estar mais aberta a novas experiências, alavancando a demanda por serviços e atrativos do Turismo Regional.

Nas pesquisas realizadas por institutos, associações e governos, a resposta do turista é unânime: preferência por lugares perto de casa, onde é possível dar uma esticada de carro e passar um fim de semana ou feriado. O Índice de Atividades Turísticas, medido pelo IBGE, de janeiro a maio, aponta uma forte demanda pelo turismo doméstico, com um crescimento de 50% na média nacional, superada pelos municípios paulistas, que acumulam uma alta de 57%.

A CART, nas suas análises de tráfego e de comportamento do condutor, identificou uma movimentação acima da média nos feriados de Tiradentes e Corpus Christi em cinco municípios de seu corredor que possuem interesse turístico. Neste entorno, foi registrada a circulação de cerca de meio milhão de veículos. Se analisados os indicadores nos meses de julho, em 2022, e nos anos pré-pandemia, há também um salto considerável: uma média de 11% ante 2018 nos trechos em que há destinos turísticos. Destaque para Regente Feijó, com alta de 37%; e Piratininga, onde a circulação de veículos aumentou 23% na mesma base comparativa.

Como exemplos de atrativos da região, Piratininga é conhecida por seu parque termal e museu do café. Ribeirão Claro, no Paraná, que pode ser acessado por Chavantes, na SP-270, possui uma exuberante vista panorâmica das belezas da Rota Turística Angra Doce. Presidente Prudente é a Rota Turística Sol do Oeste e, como não mencionar, o pôr do sol mais bonito do Brasil, em Presidente Epitácio, destaque em turismo de pesca e náutico.

Na esteira das tendências de viagem, a CART estimula e incentiva o turismo de proximidade com uma iniciativa que tem o objetivo de ampliar a divulgação e aguçar a curiosidade de potenciais visitantes para os atrativos de alto nível, mas que muitas vezes são pontos ocultos no mapa. É por isso que o Turismo da Gente foi criado. Uma plataforma que serve como um guia virtual, na qual o visitante consegue encontrar com facilidade o que busca para a sua próxima viagem de carro, seja para um fim de semana ou para as férias. De Bauru a Epitácio, a plataforma apresenta um roteiro de praias de água doce, zoológicos, parques, atrações do ecoturismo e do turismo religioso, além da rede de serviços com restaurantes e hotéis.

Muito além de cumprir o seu papel de ofertar uma rota segura com infraestrutura e atendimento operacional, a CART procura estar próxima da comunidade, humanizada e participativa do desenvolvimento local. Inserida nos compromissos da ONU de desenvolvimento sustentável, o Turismo da Gente, em conjunto com o CART pela Vida, são ações sociais que impulsionam o turismo regional, valorizando o interior paulista e o seu crescimento econômico.

René Silva é diretor-presidente da CART.

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