Artigos
Fortalecimento da malha ferroviária, sonho antigo do governador Tarcísio
Artigo escrito pelo deputado estadual, Dirceu Dalben
Em setembro de 2019, participei em Brasília, no Tribunal de Contas da União, da audiência sobre a renovação da Malha Ferroviária Paulista. Na oportunidade, estava acompanhado do saudoso prefeito de Hortolândia, Ângelo Perugini, e também dos prefeitos Juninho, de Rio Claro, e Edinho, de São José do Rio Preto. Presente, igualmente, o então ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas.
Já era conhecida e bastante divulgada na época, a intenção do então ministro de resgatar a importância da malha ferroviária brasileira.
As ferrovias que foram fundamentais para alavancar o desenvolvimento do país ao longo de mais da metade do século 20, mas que acabaram sendo desvalorizadas, com enorme prejuízo não apenas para São Paulo, mas para todo Brasil.
Permaneceram, claro, algumas importantes ferrovias para o transporte de cargas, que têm sido essenciais para fomentar o desenvolvimento e o crescimento do PIB. Entretanto, na comparação com os países desenvolvidos, o Brasil já poderia estar em outro estágio em termos de malha ferroviária.
Naquela oportunidade, o ministro Tarcísio deixou clara sua defesa da malha ferroviária como vetor de geração de emprego e renda, de proteção da vida humana em razão da diminuição de acidentes em rodovias e de arrecadação de impostos vitais para financiar as políticas públicas que devem servir a toda a população.
Pois agora, no exercício do governo de São Paulo, Tarcísio de Freitas mantém essa postura firme em favor das ferrovias. Um grande passo foi dado, por exemplo, foi o leilão do Trem Intercidades, que inicialmente terá o trecho entre São Paulo e Campinas, e será um avanço enorme para as duas regiões metropolitanas mais dinâmicas de São Paulo, com grande impacto no PIB brasileiro. A assinatura do contrato de concessão está prevista para os próximos dias.
Recentemente, mais precisamente nesta última sexta-feira, o governador Tarcísio também qualificou, no âmbito do Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo, o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) entre Campinas, Hortolândia e Sumaré. Isso significa que o Governo do Estado dará início ao processo de contratação e elaboração dos estudos para avaliar a viabilidade do projeto, além de ser levantado modelo de negócio para a estruturação da iniciativa. Grande iniciativa para a mobilidade urbana regional.
Como nativo e atuante há anos no setor público na Região Metropolitana de Campinas (RMC), sempre tive clara a importância das ferrovias para o processo de desenvolvimento. Agora, como coordenador da Frente Parlamentar da Malha Ferroviária na Assembleia Legislativa, continuo nessa luta e tenho no governador Tarcísio de Freitas o principal parceiro.
Por sua visão, determinação e compromisso com os interesses públicos, entendo que o governador colocará novamente São Paulo nos trilhos do progresso. A locomotiva do Brasil volta a funcionar, com o modal ferroviário renovado, modernizado e apontando para o futuro.
Muito obrigado, governador!
Dirceu Dalben, Deputado Estadual.