Cidades
Rio Preto é destaque no mercado de franquias
Modalidade de negócios segue imune as incertezas econômicas.

O setor que parece imune a conjuntura econômica desfavorável no Brasil é o de franchising. Não é à toa que Rio Preto é um dos municípios brasileiros que se tornou ‘celeiros’ de franquias. A modalidade de negócios, que contribui diretamente para o desenvolvimento socioeconômico do país, é um exemplo claro de que é possível se fortalecer para enfrentar
as incertezas na economia com bom planejamento e uma pitada de ousadia.
De acordo com dados divulgados recentemente pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), o setor registrou aumento de 9,2% no primeiro trimestre deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado. “A trajetória ascendente do faturamento do setor é uma demonstração clara do virtuoso ciclo de desenvolvimento e amadurecimento do sistema de
franquias brasileiro”, afirma a presidente da ABF, Cristina Franco. A associação promove neste mês a ABF Expo Franchising, considerada a maior feira de franquias do mundo. O evento será dos dias 24 a 27, no Expo Center Norte, em São Paulo.
Ainda segundo a ABF, em 2014, as redes de franquia movimentaram no país nada menos que R$ 127bilhões, contra R$ 118 bilhões em 2013. O Brasil ocupa o quarto lugar no ranking de mercado de franquias do mundo, ficando atrás apenas da China, Estados Unidos e da Correia do Sul. Isso sem contar que pelo menos 100 redes brasileiras operam também no exterior, espalhadas por 53 países.
O empresário Luiz Demavi Neto, franqueado Clube Melissa, não pensou duas vezes neste ano para ‘saltar’ a metragem da loja no Riopreto Shopping de 26 para 54 metros quadrados. “O investimento de mais de R$ 1milhão é certeiro porque mantemos fluxo muito alto de clientes com alto potencial de compras”, afirma o empresário.
Segundo a gerente Camila Gardini, a loja no tradicional centro de compras completou dois anos no mês passado e conta com mix formado por 300 tipos de calçados femininos. “A linha que mais vendemos é a de sapatilhas. Mas hoje contamos com várias novidades como botas e até saltos”, afirma Camila. O investimento na ampliação da loja Clube da Melissa faz parte do pacote de investimentos de R$ 2,2 milhões divulgado em maio pelo Riopreto Shopping, que contou ainda com a inauguração das lojas Dani Fernandes Empório,
Ilha do Açaí da Praia e, em breve, a Democrata.
Nichos de destaque
Dentre os nichos de maior destaque, dois seguem disparados. Primeiro é o ramo de alimentação fora do lar – há tempos o mais promissor dos investimentos na área de franchising – seguido por saúde e beleza. Na cidade, o exemplo claro é a marca Frei Caneco, uma das principais choperias da região de Rio Preto, que se rendeu ao sistema de franquias.
Para realizar a expansão de negócio, os proprietários Cacaco Cunha e Marcela Portella procuraram a Cia de Franchising – que se destaca no mercado pelo know how neste cenário. A empresa atua na formatação, expansão e comercialização de unidades de franquias.
De acordo com o diretor da Cia de Franchising, Marcos Nascimento, foi montado um projeto com planilhas que mostram o quanto ser um franqueado Frei Caneco proporciona sucesso e lucratividade. “Fizemos uma pesquisa de mercado e já listamos 15 cidades do interior paulista que têm potencial para absorver esse tipo de negócio. Nosso objetivo é crescer em sistema espiral, ou seja, de pequenas e médias para grandes cidades”, afirma.
Os candidatos a franqueados precisam se identificar com o conceito e a identidade da marca. Para isso, a Cia de Franchising faz uma rigorosa entrevista com os interessados para encontrar o franqueado certo para a cidade certa. Só depois de uma série de etapas, é entregue a Circular de Oferta de Franquia com informações como perfil da franquia, balanços e demonstrações financeiras, parte jurídica, taxas periódicas, território da franquia, responsabilidades da franqueadora, registro de marca. Depois o interessado recebe o contrato que
prevê o compromisso de seguir as orientações do franqueador, treinamento de funcionários e padronização do ponto comercial.
Na área de beleza, uma das franquias de destaque em Rio Preto é o Instituto Embelleze, do empresário José Carlos Semenzato – que ganhou notoriedade no mercado
de franchising no comando do Grupo Microlins. Ao lado de Sidney Kalaes, Semenzato comanda desde 2010 a SMZTO, que é uma holding de franquias multissetoriais.
Além do Instituto Embelleze, a empresa é responsável pela administração da marca Casa X (buffet infantil em parceria com a apresentadora Xuxa),L’Entrecôte de Paris, Mixirica, OdontoCompany, Praquemarido e Protezionee Yakisoba Factory.
- Cultura2 dias
‘Embaixador Classic’: Gusttavo Lima desembarca neste sábado em Rio Preto
- Economia2 dias
Famosa em toda região, ‘Coxinhas Bady’ inaugura grande unidade em Rio Preto
- Cidades1 dia
Ex-policial em surto psicótico mobiliza Baep e Bombeiros
- Cidades2 dias
Em Votuporanga, amor de 74 anos termina no mesmo dia