Redes Sociais

Cidades

Congresso em Rio Preto discute nova Evangelização

Comunidade Mar a Dentro traz à tona reflexão sobre a importância e trabalhos das novas comunidades na Igreja Católica

Publicado há

em

O tradicional Colégio Santo André, em Rio Preto,foi sede para a 13ª edição do Congresso Nacional das Novas Comunidades, que trouxe à tona refl exão sobre a importância e os trabalhos desenvolvidospor estas obras de evangelização.De acordo com Dom Orani João Tempesta, que é cardeal do Rio de Janeiro, a Igreja Católica com o passar dos anos vai se renovando. “Temos na história muitas maneiras de consagração. Nos últimos 60/70 anoscomeçaram a surgir, no Vaticano Segundo mais ainda,este tipo de consagração. Sempre há uma busca de versua identidade de voltar às fontes, isso é uma constante da Igreja e o Espírito Santo, citando novas comunidades e novas experiências, vai levando a igreja a se renovar”,afi rma ele, que ressalta ainda que “A Igreja vê com muita alegria o crescimento destas novas comunidades e também como uma resposta do Espírito Santo às necessidades da evangelização”.

Dom Alberto Taveira, que é arcebispo de Belém doPará e também diretor espiritual da Catholic Fraternity, falou da importância das vocações dentro destas comunidades. São vocações para o matrimônio, vida missionária e vida sacerdotal, sendo a última desenvolvida na ligação com as dioceses porque o sacerdote tem de ser formado em um ambiente próprio, que é o seminário.

“Depende muito de cada bispo que vai analisar sobre a oportunidade ou não de levar para frente estas vocações sacerdotais na sua diocese”, afirma. O congresso nacional, realizado entre os dias 24, 25 e 26 de julho, contou com 1,2 mil participantes de 200 dioceses brasileiras e 400 comunidades. Além da presença de pregadores nacionais e internacionais, participaram representantes do episcopado brasileiro. Durante o evento foram realizadas palestras, workshops, momentos de oração, adoração ao Santíssimo Sacramento, celebrações eucarísticas e também experiências de partilhas entre as comunidades do Brasil.

“Que cada vez mais as comunidades possam estar abertas a graça de Deus e descobrir seu carisma, caminhando na fé e ajudando a Igreja nesta missão evangelizadora”, disse Dom Orani. O evento é uma iniciativa da Catholic Fraternity, órgão reconhecido pelo Vaticano que congrega as novas comunidades de todo o mundo, tendo carismas próprios que surgiram da Renovação Carismática Católica (RCC). A comunidade Mar a Dentro em seu ano jubilar de 25 anos de fundação, organizou esta edição do congresso nacional que teve como tema: “Tende em vós os mesmos sentimentos de Cristo Jesus”.

“A imitação de Cristo que é ideal para vida do Cristão não acontece de uma maneira superfi cial. Sentimentos de Cristo não signifi ca só sentimentos emocionais. Significa ir atrás dele, viver a sua palavra, carregar a sua cruz e viver efetivamente como discípulos de Cristo”,disse Dom Alberto.

Evangelização

Para Antônio Dilben Rabelo Fleming, fundador e moderador geral da Comunidade Mar a Dentro, o trabalho das comunidades é de formação e evangelização,por meio principalmente de cursos, formações e atendimentos. “Fazemos acontecer segundo as necessidades da Diocese”, disse ele. Sobre o tema do congresso,ele afi rmou que o objetivo central de uma vida interior é ter os sentimentos de Cristo. “Sentimento de amor,paz e integridade. São sentimentos voltados à vontade do Pai. Então, as novas comunidades precisam revelar ao mundo o rosto de Cristo. Para revelar, tem de ter ossentimentos dele”.

De acordo com a diretora executiva da Gazeta de Rio Preto, Haydeé Tebar Mardegan, a Comunidade Mar a Dentro foi aplaudida em vários momentos do congresso pela maneira como acolheu e conduziu os trabalhos. “Foram momentos emocionantes vividos com muita fé. Me recordo que uma participante falou que a ‘Comunidade Mar a Dentro é um caminhos para o céu’”, disse ela.

“A Comunidade Mar a Dentro recebeu aplausos pela maneira como acolheu e conduziu os trabalhos no Congresso. Foram momentos emocionantes vividos com muita fé. Uma participante tirou sua conclusão:o Mar a Dentro é um caminho para o céu”. O próximo congresso será em maio de 2016 no Rio de Janeiro, sediado
pela Comunidade Católica Santos Anjos.

AS 10 MAIS LIDAS