Redes Sociais

Cidades

Filhote de Tamanduá Bandeira, novo morador do Zoológico, é macho

De nome científico Myrmecophaga tridactyla, o animal é a terceira cria de um casal que vive no Zoológico Municipal há cerca de 10 anos

Publicado há

em

O Tamanduá Bandeira que nasceu no Zoológico Municipal de São José do Rio Preto é macho. O sexo foi identificado pelo veterinário Bernhard von Schimonsky. De nome científico Myrmecophaga tridactyla, o filhote é a terceira cria de um casal que vive no Zoológico há cerca de 10 anos. Com este nascimento, ocorrido no domingo (dia 26), o Zoológico Municipal se consolida como de referência. Quando um filhote nasce em cativeiro demonstra que os animais silvestres se adaptaram ao ambiente e à alimentação. Com isso, o Zoológico comprova sua eficiência para a conservação de espécies ameaçadas ou em risco de extinção.

O Tamanduá Bandeira tem como habitat natural o Cerrado, da América Central, ocupando a América do Sul até o norte da Argentina. A base de sua alimentação, em liberdade, são cupins, formigas, ovos, larvas de insetos.

É gerado um filhote por gestão de 190 dias. As principais causas de extinção do Tamanduá Bandeira são a destruição do seu habitat, a caça predatória e queimadas ilegais. Outro problema identificado são os atropelamentos. Por isso, se o motorista estiver trafegando por áreas de convívio do animal deve redobrar a atenção. O Zoológico Municipal tem atualmente 451 animais de 120 espécies. A visitação para o público é de terça-feira a domingo, das 9h às 17h.

AS MAIS LIDAS