Redes Sociais

Cidades

Campanha contra a pólio vacinou 7,9 mil crianças em Rio Preto

A quantidade corresponde a 36% do total de crianças, entre seis meses e menores de cinco anos, residentes no município, a meta é vacinar até 95%

Publicado há

em

Um total de 7.907 crianças entre seis meses e menores de cinco anos foram vacinadas contra poliomielite no último sábado (dia 15/8), durante o lançamento da campanha de imunização contra poliomielite em Rio Preto.

Segundo a enfermeira e gerente de imunização da Secretaria de Saúde, Michela Dias Barcelos, a quantidade corresponde a 36% do total de crianças nesta faixa etária residentes no município. A meta é vacinar 95% das 21.725 crianças nesta idade.

Os pais e responsáveis que não puderam vacinar os filhos no último sábado poderão imunizar os pequenos na unidade de saúde mais próxima. “Até o dia 31 de agosto, 25 delas estarão abertas para essa vacina, menos a UBS São Francisco que está em reformas, e também atualização das doses que estejam em atraso”, afirma a enfermeira.

Para a imunização, os pais têm de comparecer com os filhos até o posto de vacinação com a caderneta de vacinação. “É imprescindível que os pais levem os filhos para serem vacinados, mesmo que a caderneta esteja em dia. Essa dose serve como um reforço para a imunização da criança”, orienta a enfermeira. A criança que tiver vacinas em atraso terá a oportunidade de atualizar as imunizações.

Segundo o Ministério da Saúde, crianças que nunca foram vacinadas contra a poliomielite, não receberão as gotinhas nesta campanha. As crianças que estiverem iniciando o esquema vacinal nesta época devem ser imunizadas com vacina inativada poliomielite (VIP injetável), aplicada aos dois e quatro meses de vida. Já os 6 meses a criança recebe doses da vacina oral na rotina (6 meses, 15 meses e 5 anos) e também nas campanhas.

Doença

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave e a única forma de prevenção é por meio da vacinação. Na maioria dos casos, a criança não vai a óbito quando infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada pelo poliovírus e a infecção ocorre por via oral. 

AS MAIS LIDAS