Redes Sociais

Cidades

Campanha vai diagnosticar osteoporose precocemente em Rio Preto

A ação, que também tem apoio do Conselho Municipal de Saúde (CMS) e do Conselho Municipal dos Direitos dos Idosos (CMD), tem início nesta terça-feira (dia 1)

Publicado há

em

A Secretaria de Saúde, em parceria com o Grupo de Amparo ao Doente de Aids (GADA), inicia nesta terça-feira (dia 01), a campanha para diagnóstico precoce de osteoporose e osteopenia.

A ação, que também tem apoio do Conselho Municipal de Saúde (CMS) e do Conselho Municipal dos Direitos dos Idosos (CMD), irá até o dia 30/9.

Por meio de exames de ultrassonometria (máquina de calcâneo), cujo resultado sai imediatamente, mulheres com 50 anos ou mais e homens acima de 60 anos, poderão ter na hora o diagnóstico. Mulheres portadoras de diabetes com grau elevado ou que fazem ou fizeram uso prolongado de corticóide e as com menopausa precoce aos 30 anos também poderão realizar o exame.

As máquinas de ultrassonometria serão instaladas em seis unidades de saúde da rede pública – Centro de Atendimento Especializado em Saúde da Mulher (CAESM), Unidade Básica de Saúde (UBS) do Santo Antônio, Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Vetorazzo, Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jaguaré, Unidade Básica de Saúde (UBS) do Parque Industrial e Centro de Saúde Escola (CSE) Estoril.

Segundo a secretária de saúde, Teresinha Pacha, se o exame for positivo, o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) será encaminhado para o exame de densitometria óssea, a fim de confirmar o diagnóstico e verificar o grau de comprometimento da sua massa óssea, e, se necessário, iniciará o tratamento dentro da instituição de saúde pública.

“Vale ressaltar que as mulheres e homens que se enquadram nos critérios de realização para o exame não necessitam realizar agendamento prévio, basta que compareçam a qualquer uma das unidades participantes da campanha e procurem a recepção para a triagem do exame”, explica Júlio Caetano, coordenador do GADA.

O exame é simples e indolor. O ultrassom de calcâneo faz rastreamento da osteoporose e também do risco de fraturas.

O paciente que tiver dúvidas sobre o exame ou unidades participantes da campanha podem acionar o Disque Saúde, por meio do telefone 0800-1777123, que atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h.

Unidades participantes da campanha

 UBS Parque Industrial

Rua dos Expedicionários, 1541 – Parque Industrial

UBS Santo Antônio

Rua Ida Tagliavini Polachini, 580 – Jardim Santo Antônio

UBS Vetorazzo

Avenida Fortunato Ernesto Vetorazzo, 711- Jardim Vetorazzo

CSE Parque Estoril

Rua Caetano Elzo Rogério, 1800 – Jardim Ouro Verde

UBS Jaguaré

Avenida Danillo Galeazzi, 1881 – Jaguaré

Centro de Atendimento Especializado na Saúde da Mulher

Avenida Philadelpho Gouveia Neto, 1960 – Jardim Conceição

AS 10 MAIS LIDAS