Redes Sociais

Cidades

Congresso Internacional reúne especialistas para debater Hipermobilidade em Rio Preto

O evento, que ocorrerá entre os dias 21 e 23 de agosto, contará com especialistas estrangeiros; doença em questão é frequentemente confundida como vantagem, acarretandotratamento inadequado e agravamento

Publicado há

em

Será realizada a segunda edição do Congresso Internacional de Hipermobilidade, Síndrome de Ehlers-Danlos e Dor, na Sociedade de Medicina e Cirurgia, em Rio Preto. O evento, que ocorrerá entre os dias 21 e 23 de agosto, é apoiado pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp) e organizado pela Livre Docente em Fisioterapia e Profª Adjunta do Departamento de Ciências Neurológicas da faculdade, Profª Drª Neuseli Lamari.

A hipermobilidade é uma doença causada por uma falha genética no colágeno, proteína que dá sustentação aos tendões, ligamentos, músculos, ossos e vasos do corpo. Logo, pacientes dessa doença, os chamados hipermóveis, desenvolvem a capacidade de dobrar ou estender as articulações além dos padrões. Muitas vezes, tal condição é erroneamente considerada uma vantagem.

“Quem tem hipermobilidade possui grande potencial de desenvolver a síndrome de Ehlers-Danlos (SED) tipo 3, e com isso ter sérios problemas nos braços, pernas, coluna vertebral, chegando até a evoluir para incapacidades físicas, funcionais ou orgânicas”, explica a Profª Drª Neuseli.  Dependendo do quando clínico, o paciente fica mais exposto à articulações instáveis propensas a entorses, luxações, subluxações e até hiperextensão da pele.

O evento tratará de diversas vertentes que o tema abrange, como subtipos da Síndrome de Ehlers-Danlos (hipermóvel, vascular, clássica); sinais, sintomas e assistência para casos de dor, fadiga, distúrbio do sono, atraso motor benigno, dor do crescimento, dislexia, pés planos e osteoartrose de quadril.

Para isso, o evento contará com participação de especialistas no tema, vindos de outros países. Dentre eles, Profª Drª Carolina Baeza (França); Profª Drª Jenneke Van Den Ende (Bélgica); Profª Drª Margarida Freund (Bélgica); Prof. Dr. Rodney Grahame (Inglaterra); Prof. Dr. Jaime Bravo (Chile); e a Coordenadora do Ehlers-Danlos Support do Reino Unido, Lara Bloom.

Paralelo ao Congresso, no dia 21 de agosto, será realizo o I Encontro Internacional de Hipermóveis e Sedianos. Será no Anfiteatro Fleury da Famerp, das 14 às 18 horas. O encontro contemplará minicursos, um deles, por exemplo, viabiliza a verificação de sinais e sintomas da SED tipo Hipermobilidade, que muitas vezes não são percebidos, levando ao diagnóstico tardio.

O público-alvo de ambos os eventos são profissionais da saúde e acadêmicos, assim como pacientes, familiares e cuidadores. O Congresso será realizado na Sociedade de Medicina e Cirurgia, localizado na Rua Alameda Dr. Oscar de Barros Serra Dória, nº 5661, Vila São Manoel, em São José do Rio Preto.

As inscrições podem ser feitas online pelo link: http://www.hipermobilidade.com/reg-congresso.html.

Continue lendo

AS 10 MAIS LIDAS