Redes Sociais

Cidades

Defesa Civil de Rio Preto realiza campanha que orienta sobre queimadas

De acordo com o coronel Ivano Pedro Rodrigues Filho, a campanha consiste em orientar a população que a queimada é crime e pode causar danos ao meio ambiente

Publicado há

em

A Defesa Civil de Rio Preto iniciou campanha de prevenção a queimadas e orientações com cuidados à saúde devido à baixa umidade relativa do ar. Trata-se da Operação Estiagem, em que serão distribuídos cartazes e panfletos educativos à população. Segundo o coronel Ivano Pedro Rodrigues Filho, a campanha consiste em orientar a população que a queimada é crime e pode causar danos ao meio ambiente. “Nesta época de seca e ventos constantes, a profileração de incêndios é mais constante. Por isso, a população deve evitar colocar fogo em terrenos, pastos, lixo e quintais, pois pode se tornar em um incêndio de grandes proporções”, explica.

Quem realiza queimada de qualquer tipo, se for flagrado, pode ser autuado. “Pela legislação municipal, esse tipo de ato é crime”, afirma o coronel. A população pode ajudar denunciando na Secretaria de Serviços Gerais, por meio do telefone 3212-6310. Durante a campanha, além dos cartazes que serão afixados em prédios públicos, como escolas e unidades de saúde, as orientações também serão afixadas em ônibus e distribuídos panfletos casa a casa, durante as visitas dos agentes de saúde, sob supervisão da Secretaria de Saúde.

As queimadas, segundo Ivano, além de poluir o ar e causar danos à natureza, também podem ocasionar uma série de doenças. “Este material orienta, principalmente, que neste tempo seco e de temperaturas elevadas durante o dia, a população pode evitar a desidratação ingerindo bastante líquido e evitando exercícios físicos no período que compreende das 11 às 15 horas”, orienta. De acordo com o artigo 11 da Lei municipal nº 7.419, é terminantemente proibido qualquer tipo de queimada, em toda a área urbana do município, o que incorpora também queimar folhas em calçadas, quintais e terrenos.

AS 10 MAIS LIDAS