Redes Sociais

Cidades

Educação financeira é tema de palestra nesta quarta-feira (dia 19) na Unopar EAD Rio Preto

Entre os assuntos abordados da palestra com o coordenador acadêmico da universidade, Jorge Scandelai, estão como gerencias finanças quanto multiplicá-la

Publicado há

em

Gostando ou não, todos precisam lidar com dinheiro. Por isso, a educação financeira é essencial tanto para gerenciar as finanças quanto para multiplicá-la. Mas, então, o que é inteligência financeira? Especialistas são unânimes ao afirmar que é a capacidade de conseguir separar desejo de necessidade. Ser inteligente financeiramente não significa comprar exclusivamente o necessário, mas estabelecer prioridades, comprando primeiro o que se mostra indispensável e somente depois os desejos.

De acordo com Jorge Scandelai, coordenador acadêmico da Unopar EAD Rio Preto, o estabelecimento de prioridades evita situações prejudiciais à saúde financeira, como dívidas com aluguel ou com a mensalidade da escola dos filhos, que são despesas fixas do mês. “A educação financeira é muito mais que aprender a economizar, cortar gastos e guardar dinheiro, é saber aproveitar o presente, mas ter uma garantia para eventuais imprevistos”, diz Scandelai.

Uma das dicas dele é evitar compras a prazo e dar preferência a pagamentos à vista com descontos. “Temos que ter o hábito de negociar sempre. E ficar esperto: compras com cartão de crédito, só se for possível pagar o saldo total no vencimento. Afinal, os juros para pagamento parcelado de cartões de crédito são muito salgados”.

O coordenador da Unopar orienta ainda que quando o consumidor for às compras, é de extrema importância fazer uma lista do que é preciso comprar. “Isso não vale apenas para supermercado, mas para qualquer tipo de compra. A palavra de ordem é evitar todo e qualquer tipo de desperdício: água, luz, alimentação e até papéis nas impressões. O dinheiro é ganho com muito suor e, por isso, deve ser bem protegido e, claro, bem gasto”.

Segundo Scandelai, é preciso ter consciência de que o dinheiro é um elemento de troca e que o consumidor é responsável diretamente pelas trocas feitas com o dinheiro que recebe. Por isso, a vida financeira é encarada como um reflexo de como a pessoa se comporta na sociedade. “Sempre digo para as pessoas fazerem suas escolhas valorizando o esforço que fez para ter esse dinheiro, estudar negociações e readequações no orçamento para reduzir as despesas e não comprometer todo o salário do mês. O desequilíbrio entre razão e dinheiro resulta em dívidas sem fim”.

Dados locais

Em Rio Preto, só no primeiro semestre deste ano, o número de pessoas com o nome negativado ultrapassou os 50 mil. Em 2014, 88 mil pessoas tiveram os nomes negativados, segundo dados divulgados recentemente pela Acirp (Associação Comercial e Empresarial de Rio Preto).

Devido à importância desse tema, a Unopar EAD Rio Preto promove uma palestra na quarta-feira (dia 19), a partir das 19h30, nas instalações da universidade. A taxa de inscrição é de R$ 10. Outros temas como bolsa de valores, investimentos sólidos e até o atual cenário econômico também serão tratados durante o evento.

Sobre a Unopar

A Unopar (Universidade Norte do Paraná) é uma instituição de ensino superior a distância, de caráter privado, com sede principal em Londrina (PR). Reconhecida pela inovação e vanguarda acadêmica, a instituição oferece programas de Graduação, Ensino Técnico, Extensão e Pós-Graduação, lato e stricto sensu. São mais de 400 polos de educação a distância espalhados pelo país, inclusive em São José do Rio Preto, e 90% dos cursos com conceitos positivos no Ministério da Educação (MEC). Os interessados no vestibular de inverno podem se inscrever até o dia 11 de setembro. As provas para o processo seletivo podem ser agendas de acordo com a disponibilidade do candidato.

Serviço

Palestra: Educação financeira

Palestrante: Jorge Scandelai, coordenador acadêmico da Unopar EAD Rio Preto

Dia: 19 de agosto (quarta-feira)

Horário: Às 19h30

Local: rua Bernardino de Campos, 4.516, Redentora

Taxa de inscrição: R$ 10

Mais informações: (17) 3021-8807

 

AS 10 MAIS LIDAS