Redes Sociais

Cidades

Saúde e Unilago realizam simpósio sobre hepatites virais hoje

O evento, que tem como público-alvo médicos e estudantes de Medicina, será realizado no anfiteatro da própria universidade

Publicado há

em

A Secretaria de Saúde de Rio Preto, em parceria com a Unilago, realiza hoje (dia 5) o 1º Simpósio de Atualização em Hepatites Virais. O evento, que tem como público-alvo médicos e estudantes de Medicina, será realizado no anfiteatro da própria universidade, entre 19h e 22h30. A ação faz parte da 13ª edição da Campanha Municipal de Prevenção e Diagnóstico de Hepatites Virais.

Durante o evento serão debatidos novidades como novo protocolo para tratamento da hepatite C, recém-implantado pelo Ministério da Saúde, além do panorama das hepatites virais e estrutura municipal de acolhimento de pacientes, cenário terapêutico atual, entre outros.

Como palestrantes, o Simpósio terá a enfermeira Diene Trajano, gerente do Departamento de Atenção Especializada da Secretaria de Saúde, o infectologista Vitor Dantas Muniz, do Ambulatório Municipal de Hepatites Virais e a infectologista da USP, a professora doutora Maria Cássia J. Mendes Correa.

Também na Unilago, entre 15 e 19 horas, a unidade itinerante estará realizando testagem para hepatites.

Em Rio Preto, desde o ano 2000, foram notificados nos serviços de saúde do município 12.879 mil casos de hepatites B e C, sendo que desse total, 9.943 casos são de residentes no município.

Transmissão

Entre as principais formas de prevenção contra as hepatites virais estão o uso de preservativo durante as relações sexuais, o não compartilhamento de seringas e agulhas por usuários de drogas e a utilização de equipamentos de manicure (alicate, palito, espátula, entre outros apetrechos) previamente esterilizados, sem esse cuidado eles também não devem ser compartilhados com terceiros. 

Campanha

Até o dia 28 de agosto, a Secretaria de Saúde irá intensificar os testes sorológicos para identificação da hepatite. Os exames estão sendo ofertados à população, tanto nas 26 unidades básicas de saúde, como no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). 

“Nas unidades, é realizado o testes convencional, cujo resultado sai entre 15 e 20 dias. Já no CTA, o exame é pré-agendado pelo telefone (17) 3231-9939 e pode ser feito de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas. Na unidade itinerante, é feito o teste rápido”, explica a enfermeira Diene Trajano, diretora de Atenção Especializada da Secretaria de Saúde. 

Também nas unidades de saúde, a população terá à disposição a vacina para hepatite B. Tem indicação para esse tipo de imunização qualquer pessoa com idade até 49 anos, além de profissionais do sexo, manicures, caminhoneiros, policiais, entre outros. A vacina é gratuita e para ser vacinado, basta que o interessado procure a unidade mais próxima de casa. 

AS 10 MAIS LIDAS