Redes Sociais

Cidades

CVV promove evento em alusão ao “Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio”

O evento acontecerá nesta quarta-feira (dia 9) no auditório do Hospital Bezerra de Menezes

Publicado há

em

Em alusão ao dia 10 de setembro, “Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio”, o (CVV) – Programa de Valorização da Vida de São José do Rio Preto, com apoio do Senac, Hospital Dr. Adolfo Bezerra de Menezes, Secretaria Municipal de Saúde, SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência,  CAESM – Centro de Atendimento Especializado da Saúde da Mulher e CAPS- Centro de Atendimento Psicossocial (Adulto e Infantil), realiza nesta quarta-feira, dia 9, das 7h30 às 12h,  o III Fórum Municipal de Prevenção do Suicídio, no auditório do hospital Bezerra de Menezes.

Podem se inscrever qualquer pessoa com idade acima de 18 anos, por telefone ou e-mail. O evento é gratuito e as vagas são limitadas. As inscrições deverão ser feitas pelo site www.bezerra.org.br ou pelos telefones – CVV (17) 3233-4111 ou Hospital (17) 4009-7777.

Atualmente considerado pelo Ministério da Saúde um problema de saúde pública, o suicídio ainda é um tabu na sociedade brasileira. Por isso, o tema escolhido para o III Fórum de Prevenção ao Suicídio foi “Prevenção: todos somos responsáveis”. “Nosso objetivo é quebrar esse estigma e facilitar a prevenção”, explica Francisco Lopes, coordenador do CVV de Rio Preto. “Por isso, o evento busca trabalhar maneiras de enfrentar o problema e levantar informações sobre o assunto, a fim de definir estratégias de políticas públicas e articular uma ’rede de prevenção‘ capaz de fazer frente a esse desafio”.

Programação

Durante o Fórum, dois pontos importantes serão abordados: o que já está sendo feito para prevenir o suicídio e o que é possível ser feito com relação aos índices de suicídio. Para responder tais perguntas, o evento será dividido em duas partes. “Na primeira, as entidades parceiras vão se reunir em grupos de socorristas, tratamento e apoio para expor ações que são desenvolvidas. Na segunda, faremos um Word Café com três rodadas de conversa e para discutir novas ações”, explica Lopes. 

Entre as atividades programadas estão: ações de Roda de conversas com profissionais e estudantes da área da saúde; exibição de filme sobre o assunto, na comunidade; Carreata Motorizada, Palestras gratuitas sobre Valorização da Vida na comunidade, Caminhada e a realização do dia “D”, dia em que as pessoas poderão fazer a devolução de todo medicamento, que não estiver usando.

 

CVV Rio Preto

Em São José do Rio Preto, o (CVV) Centro de Valorização da Vida atua no município há 34 anos, O Programa CVV é mantido pela Sociedade Fio da Esperança, sediada a Rua Tiradentes nº 2266 – bairro Boa Vista. Realiza atendimento por telefone pelo 141 ou 3233-4111, das 8h às 00h e atendimento pessoal das 8h às 18h, todos os dias, inclusive domingos e feriados. O CVV realiza uma média, mensal de 1,2 mil atendimentos.

 

AS 10 MAIS LIDAS