Cidades
Estado de São Paulo inicia segunda etapa de vacinação contra o HPV
Meninas entre 9 e 11 anos que já receberam a primeira dose da vacina devem procurar o posto de vacinação mais próximo
A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo inicia nesta semana a aplicação da segunda dose da vacina contra o papilomavírus humano (HPV), vírus que pode causar câncer de colo do útero. As doses estão disponíveis nos postos de saúde de todo o Estado a partir desta terça-feira (dia 8).
Em Rio Preto, durante a primeira etapa da campanha, 21.272 meninas, com idades entre 9 e 11 anos, já receberam a primeira dose da vacina no primeiro semestre deste ano e devem procurar o posto de vacinação mais próximo para a aplicação da segunda dose.Já em todo Estado foram aproximadamente 558 mil doses aplicadas, com isso a cobertura da vacinação contra o HPV na primeira fase atingiu 58% do público-alvo e foi uma das maiores do Brasil. A meta continua sendo imunizar 726 mil crianças.
É importante salientar que a primeira dose da vacina continua disponível em postos de saúde e as crianças que ainda não tomaram a primeira dose podem ser vacinadas.
“O papilomavírus humano é um vírus capaz de causar lesões de pele e mucosas e, quando não tratado corretamente pode evoluir para casos de câncer de útero. Já a eficácia da vacina a ser aplicada é superior a 95%. Ao alcançar uma elevada cobertura vacinal entre a população-alvo, observaremos, consequentemente, uma maior proteção contra a incidência do câncer de colo de útero”, afirma a médica Helena Sato, diretora de imunização da Secretaria.
Sobre o HPV
O papilomavírus humano (HPV) é um vírus contagioso que pode ser transmitido com uma única exposição, por meio de contato direto com a pele ou mucosa infectada. Sua principal forma de transmissão pode ocorrer via relação sexual, mas também há contagio entre mãe e bebê durante a gravidez ou o parto, é a chamada transmissão vertical.