Redes Sociais

Cidades

Projeto de saúde bucal chega a crianças da rede pública de Rio Preto

O programa ‘Sorriso é Coisa Séria’ pretende atender cerca de 20 mil crianças com ações educativas e culturais

Publicado há

em

Desde 2006, o Sesc Rio Preto realiza o programa “Sorriso é Coisa Séria”, uma ação educativa de sensibilização para a importância dos cuidados com a saúde bucal, além da promoção da saúde e qualidade de vida para crianças de 6 a 11 anos. O projeto, que tem parceria da Secretaria de Saúde de Rio Preto, teve início no dia 8 de setembro e segue até novembro com previsão de atendimento de 20 mil crianças com ações educativas e culturais. 
Para a edição deste ano, o programa circulará por 42 escolas públicas e instituições da cidade com o espetáculo teatral “O Tesouro de Clara”, com a Cia. Girasonhos, de São José do Rio Preto, e ações de orientação de escovação conduzidas por dentistas. “Pretendemos, de uma maneira lúdica, informar sobre a importância da escovação para a prevenção de cáries. Cárie é uma doença e as crianças podem aprender a preveni-la. É preciso atentar-se que se a boca não está saudável o resto do corpo não está saudável. Uma boca saudável gera um organismo saudável. Ações como essa podem gerar hábitos de higiene muito importantes para toda a vida”, afirma Joselle Moreira, coordenadora de odontologia do Sesc Rio Preto.

    A programação conta com duas apresentações diárias, uma no período da manhã e outra à tarde, para aproximadamente 600 crianças por dia. Durante a ação nas escolas o espetáculo apresenta a história de Clara, que com a ajuda de um mapa encantado busca recuperar os dentes roubados pelo bruxo Lorde BocaMore, e proteger o dente especial que ela traz na boca, o último dente que o bruxo precisa para completar o feitiço que destruirá todos os sorrisos do mundo. “O teatro aproxima o tema da importância da escovação para o universo das crianças. Elas se identificam com personagens como princesas, bruxos e aventuras”, conta Joselle. Além do teatro, acontece a entrega de escovas para todas as crianças, seguida de orientação para a escovação, ação encabeçada por dentistas da Secretaria Municipal de Saúde. “Muitas crianças não têm nem escova, outras a dividem com os familiares. Por isso a entrega da escova torna-se fundamental. Além de levar a escova para casa, as crianças levam a informação sobre a importância da escovação, ampliando a ação para os membros da família”, explica Joselle.

    Por fim, um material educativo é entregue para professores e crianças. O material para o educador é um guia com orientações gerais sobre saúde bucal e sugere atividades pedagógicas que ele pode conduzir com os alunos. No material fornecido às crianças, o conteúdo é o mesmo, mas traz uma linguagem apropriada para a faixa etária. Para finalizar a ação, é realizada uma aplicação tópica de flúor. Com essas ações, o Sorriso é Coisa Séria pretende contribuir para mais e mais sorrisos bonitos e saudáveis.  
 

AS MAIS LIDAS