Cidades
Rio Preto ganha central de libras a partir de terça-feira (dia 29)
O serviço é um programa do Governo Federal para munícipes surdos, surdocegos e deficientes auditivos terem direito a informações sobre os serviços públicos

A população de Rio Preto ganha uma central de interpretação libras. O serviço será oferecido, a partir desta terça-feira (dia 29) pela Secretaria de Direitos e Políticas para Mulheres, Pessoas com Deficiência, Raça e Etnia. A central é um programa do Governo Federal, para munícipes surdos, surdocegos e deficientes auditivos terem direito a informações sobre os serviços públicos.
A inauguração contará com a presença do Secretário Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, órgão integrante da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Antônio José Ferreira.
“É mais uma ferramenta, para minimizar as barreiras de comunicação e oferecer uma mediação com quaisquer serviços públicos do nosso município”, afirma a secretária de Direitos e Políticas para Mulheres, Pessoas com Deficiência, Raça e Etnia, Eni Fernandes.
As pessoas com deficiência auditiva, quando atendidas por um funcionário da prefeitura em qualquer local, conseguem através de uma webcam e um software de transmissão de vídeo e áudio, terem o auxílio de um tradutor da Central de Libras. Além do atendimento virtual, em algumas situações o contato pode ser feito através de visita domiciliar, sendo usado um veículo do Programa.
Segundo dados do IBGE (Censo 2010), Rio Preto, possui 11.510 mil pessoas com algum grau de deficiência auditiva, que corresponde a 3% da população.
O programa do Governo Federal, tem parceria com a Prefeitura de Rio Preto e vai funcionar na Secretaria de Direitos e Politicas para Mulheres, Pessoas com Deficiência, Raça e Etnia, na rua Eduardo Nielsen, n°420, Jardim Congonhas.
- Nacional2 dias
Conheça como funciona o ‘carro das multas’ que circula em São Paulo
- Cidades2 dias
Em Rio Preto, atleta amador cadeirante é preso por tráfico de drogas
- Cidades2 dias
Polícia Militar prende dois por roubo na madrugada deste domingo em Rio Preto
- Cidades1 dia
Setpar apresenta as sete maravilhas de Rio Preto