Redes Sociais

Cidades

Acirp realiza 18ª Caravana da Cidadania neste sábado (dia 31)

Iniciativa do Conselho da Mulher Empresária e Empreendedora da Acirp (CMEE) será realizado neste ano no bairro Parque Nova Esperança e oferece mais de 40 serviços gratuitos à população de baixa renda

Publicado há

em

Em sua 18ª edição, a Caravana Acirp da Cidadania, realizada por meio do Conselho da Mulher Empresária e Empreendedora da Acirp (CMEE) vem reafirmar os valores da entidade, que além da preocupação com a classe empresarial de Rio Preto, não se esquece de sua função social e da importante iniciativa em abraçar o voluntariado de forma solidária e em respeito ao próximo. O local foi escolhido a partir da sugestão e pedido do juiz da Infância e Juventude Evandro Pelarin.

Neste ano, a Caravana se instala nas dependências da Escola Municipal Cyrino Vaz de Lima, no bairro Parque Nova Esperança, no dia 31 de outubro, com atividades das 9h às 16h. Por lá, são esperadas cerca de oito mil pessoas, ao longo de um dia inteiro, que terão acesso gratuito e ilimitado a serviços de cidadania, beleza e saúde, com apoio da Prefeitura Municipal e empresas de diversos segmentos como faculdades e instituto de beleza.

A presidente da Acirp, Adriana Neves, ressalta a importância da parceria com empresas privadas e órgãos do setor público para a realização desta iniciativa. “Todos os anos, o sucesso da Caravana só é possível porque temos um time excepcional de parceiros e voluntários. Somente nesta edição serão mais de 40 parceiros, entre órgãos públicos, empresas e entidades de classe, e mais 350 pessoas trabalhando voluntariamente. A Caravana é, definitivamente, uma ação concreta, de responsabilidade social e empresarial.”

Na área de saúde, serão oferecidos exames de medição da taxa glicêmica, aferição de pressão arterial, tipagem sanguínea, orientação para higiene bucal, audiometria, orientação e prevenção de câncer de próstata, avaliação pedagógica, teste vocacional, fisioterapia, teste de visão, exames preventivos de câncer de mama, cadastro de doação de medula óssea, orientação nutricional, psicológica e atualização da carteira de vacinação.

Nos serviços de beleza e bem-estar, haverá cortes de cabelo, massagem relaxante, máscaras terapêuticas, tratamento, hidratação e limpeza de pele. Faculdades e escolas técnicas da cidade realizarão, ainda, aulas e oficinas de iniciação digital, educação física e robótica.

Nos serviços de cidadania, a população contará com cadastramento para empregos, Programa Educação Previdenciária, orientação jurídica, psicológica e sobre aposentadoria, cadastro para o programa Menor Aprendiz, Conselho Tutelar, e Van do SeMAE e distribuição de mudas.

Haverá ainda orientações sobre a Lei Maria da Penha, pensão alimentícia, doação de mudas, coleta seletiva e esclarecimentos sobre contas de água, luz e impostos. Além do tradicional Brechó Solidário com roupas, sapatos, acessórios e utensílios domésticos, que vão desde panelas até eletrodomésticos. Tudo a partir de R$ 0,50 e com renda revertida para a Associação Madre Thereza de Calcutá.

Quem passar pelo local ao longo do dia poderá ainda conferir várias atrações musicais e ligadas ao entretenimento como apresentação da Banda da Polícia Militar, show com a banda sertaneja Edy Carlos, apresentações de dança e zumba, além do tradicional Dia da Princesa.

De acordo com a diretora do CMEE, Heloiza Vilela Curti, a iniciativa, que acontece há mais de 10 anos só chegou a esta gigantesca dimensão em função do emprenho dos voluntários. “É muito gratificante para nós, empresários e cidadãos, podermos dar nossa contribuição à comunidade. Todo o trabalho é feito com muito carinho e dedicação de todos os envolvidos. Quando um cidadão vai até a Caravana e tem efetivamente sua necessidade atendida; para nós, todo esforço fora compensado.”

 

AS 10 MAIS LIDAS