Cidades
Funfarme sedia encontro com hospitais da região para discutir os princípios da humanização no atendimento à população
Participaram do evento, que aconteceu nesta sexta-feira (dia 2) a coordenadora da Política de Humanização da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, Eliana Ribas, e da diretora da Divisão Regional de Saúde (DRS XV), Claudia Monteiro
A Funfarme – Fundação Faculdade Regional de Medicina realizou, na manhã desta sexta-feira (dia 3), o 2º Encontro de Humanização, para o qual recebeu representantes de hospitais, santas casas e demais instituições de saúde da região Noroeste do Estado. Com as presenças da coordenadora da Política de Humanização da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, Eliana Ribas, e da diretora da Divisão Regional de Saúde (DRS XV), Claudia Monteiro, os profissionais discutiram ações para disseminar e consolidar processos e ações que resultem em atendimento com cada vez mais qualidade para a população.
Ao abrir o Encontro, após a apresentação do coral do Instituto de Reabilitação Lucy Montoro, a coordenadora estadual elogiou a Funfarme, referência pela estrutura de seu complexo hospitalar, qualidade de seus recursos humanos e serviços e como centro de formação de profissionais da Saúde. “Os princípios éticos da humanização devem nortear a gestão das instituições, como ocorre na Funfarme e seus hospitais, princípios que se expressam na prática de todos os colaboradores”, declarou Eliana Ribas.
Justamente o tamanho do complexo Funfarme, com seus mais de 5.000 funcionários, impõe o desafio desta prática diária e da disseminação dos princípios da humanização por toda a instituição, salientou o diretor-executivo da fundação, Dr. Horácio José Ramalho. “A humanização tem ser afirmada diariamente, internalizada na instituição de saúde, envolvendo não só os colaboradores, mas os pacientes e familiares”, afirmou Dr. Horácio. “Ao organizar Encontro, a Funfarme reafirma seu compromisso com a comunidade de que iremos procurar exercitar a humanização cotidianamente para que não seus princípios não fiquem apenas nas palavras”, completou.
Para buscar este exercício diário, a Funfarme possui, desde 2000, o GTH – Grupo de Trabalho da Humanização, composto de 20 integrantes, entre enfermeiras, assistentes sociais, psicólogas, gestores da fundação e usuários. A assistente social Ana Maria Ferreira Rondina, coordenadora do GTH e uma das organizadoras do 2º Encontro, considerou fundamental a realização do evento para disseminar na região os conceitos da humanização e como oportunidade para os diversos grupos compartilharem as boas práticas. “O Encontro foi muito enriquecedor para nós, profissionais de saúde. Agradecemos a Diretoria da Funfarme por, ciente que é da importância da humanização, ter dado total apoio para viabilizar o evento”, disse Ana Maria.
Encontro que, na opinião da diretora da Divisão Regional de Saúde, é importante para reforçar o compromisso do melhor atendimento à população não só nos hospitais, como também nos demais prestadores de serviços da Saúde nos municípios.
Prestadores, profissionais de saúde, pacientes, familiares, enfim todos devem estar conscientes dos princípios que norteiam a humanização que, segundo Eliana Ribas, são:
– respeito;
– atenção;
– qualidade;
– coresponsabilidade;
– trabalho em grupo (multiprofissional);
– acolhimento;
– integração da família e
– integração da rede de prestadores da Saúde.
-
Cidades2 dias
Mulher morre em Rio Preto após receber alta de cirurgia
-
Cidades2 dias
PRF prende casal em Rio Preto por tráfico internacional de munições
-
Cidades2 dias
Caminhão carregado com sucata tomba na BR-153, em Rio Preto
-
Esportes2 dias
É possível: Mirassol e Novorizontino podem subir juntos para a série A