Cidades
AMEs de Rio Preto e região terão Teste do Olhinho para recém-nascidos
Exame é fundamental para detecção de problemas oculares em bebês; serviços de saúde oferecerão reteste para confirmação de diagnóstico aos pacientes que tiveram resultados alterados ou duvidosos no primeiro exame, feito na maternidade

A Secretaria de Estado da Saúde vai oferecer exames confirmatórios do Teste do Olhinho nos AMEs (Ambulatórios Médicos de Especialidades) de Rio Preto, Catanduva, Fernandópolis, Jales e Santa Fé do Sul. O serviço, integrante do programa “Vale a Pena Ver”, da Secretaria, visa facilitar o acesso ao diagnóstico e tratamento adequado, por meio da confirmação de testes originais, realizados em hospitais ou maternidades onde os bebês nasceram, que tiveram resultado alterado ou duvidoso.
O agendamento do reteste deverá ser providenciado pela unidade de origem da criança por meio da central de vagas estadual (Cross). Além dos AMEs Bauru e Promissão, o serviço estará disponível em outras três instituições de saúde da região – Núcleo de Gestão Assistencial de Jaú, Serviço de Oftalmologia Sanitária de Botucatu e Centro de Saúde I de Avaré.
No total, 44 dos 52 AMEs existentes no Estado e outras 10 unidades de saúde públicas do interior paulista ofertarão o exame confirmatório (tabela abaixo).
O primeiro Teste do Olhinho é obrigatório e realizado após o nascimento do bebê, por maternidades públicas e privadas.
“Trata-se de um exame fundamental para detecção de problemas oculares em recém-nascidos, como catarata congênita, glaucoma congênito, retinoblastoma e retinopatia de prematuridade”, afirma David Uip, secretário de Estado da Saúde de São Paulo. Crianças com diagnóstico de catarata congênita serão encaminhadas aos serviços de referência especializados: Hospital das Clínicas de Botucatu; Hospitais das Clínicas da FMUSP de São Paulo e de Ribeirão Preto; Santa Casa de São Paulo; Hospital São Paulo; e Hospital das Clínicas da Unicamp (Campinas).
Cidades2 diasMenino de 9 anos morre em capotamento em vicinal na região de Rio Preto
Cidades1 diaConfusão em culto termina com agressão e roubo em igreja de Rio Preto
Cidades24 horasAssassino da médica Thallita Fernandes tem pena máxima reduzida
Cidades20 horasLaudo aponta que vítima morta em briga de bar não foi atingida pelas costas



