Cidades
Café da manhã em casa ficou mais caro em 2015
Pão com manteiga e café com leite tiveram preços reajustados ao longo do ano

Levantamento realizado pela Apas (Associação Paulista de Supermercados) por meio do Índice de Preços nos Supermercados (IPS/APAS/FIPE) aponta que em 2015 o preço do pão com manteiga e do café com leite ficou mais caro para os paulistas. Em 2015, o pão francês teve alta de 11,90% (em 12 meses a alta foi de 8,82%) e a manteiga subiu 5,53% (em 12 meses, 5,60%). Já o leite longa vida tipo B registrou aumento de 9,15% (em 12 meses, 9,23%) e o café 7,26% (em 12 meses, 7,35%).
Conforme explicou gerente de Economia e Pesquisa da APAS, Rodrigo Mariano, o pão francês ficou mais caro devido ao aumento dos preços dos ingredientes, principalmente com relação ao trigo, que teve elevação expressiva ao longo de 2015, e aos custos relacionados à produção, como energia elétrica e mão-de-obra. Já o preço do leite foi afetado pelos custos de produção, da ração animal e pela redução da quantidade e qualidade do pasto, que afeta a alimentação animal e gera menor produção do leite. Esta elevação também se refletiu nos derivados, como a manteiga, por exemplo. No caso do café, a maior demanda internacional pelo grão favoreceu os preços no mercado externo e interno, contribuindo para um comportamento de alta nos preços ao longo de 2015.
A pressão de custos continua sendo o principal fator de pressão de alta. “Os reajustes no preço de energia elétrica e a variação expressiva do dólar, continuam pressionando o aumento nos preços”, comenta. Vale ressaltar que em outubro houve uma desaceleração dos produtos in natura diante de uma maior oferta de produtos, da melhora no clima e do período de safra de outros, colaborando com as culturas de frutas, legumes e verduras. “Este fator favoreceu uma evolução mais moderada no indicador geral de preços nos supermercados. Ou seja, não fosse o comportamento de desaceleração dos preços dos produtos In Natura, a inflação dos supermercados neste mês seria ainda mais alta”, finaliza.
A Associação Paulista de Supermercados representa o setor supermercadista no Estado de São Paulo e busca integrar toda a cadeia de abastecimento. A entidade tem 1.328 associados, que somam mais de 2.830 lojas.
- Cidades2 dias
Rio-pretense luta com bandido, se fere, evita roubo, mas fica no prejuízo
- Cidades2 dias
Drogas e prostituição; assassino de médica é julgado em Rio Preto
- Cidades1 dia
Vendedor deixa carro em frente de casa e tem mais de R$ 26 mil de prejuízo
- Cultura2 dias
Confira as estreias no Cine Araújo do Riopreto Shopping