Redes Sociais

Cidades

Encontro de empreendedores nesta terça-feira (dia 3) discute segurança de dados em startups

Caso do site de namoro para casados, que teve seus dados hackeados, será ponto de partida de discussão sobre análise de riscos, práticas perigosas e recomendações para empresas no tráfego de dados na web

Publicado há

em

Uma notícia caiu em agosto deste ano como uma bomba na vida de usuários do site Ashley Madison, voltado para pessoas casadas que procuram um caso: hackers haviam coletado dados da ferramenta e disponibilizado para consulta. A partir daí, notícias de vida pessoal e profissional arruinada começaram a surgir, incluindo casos de suicídio. É para falar sobre segurança de dados em startups, à luz do caso Ashley Madison, que o Movimento Startups Rio Preto promove um Meetup Business nesta terça-feira (dia 3), às 18h30, no Auditório do Senac Rio Preto.

Na mesa de debate, estarão três especialistas em questões de segurança: Adriano Cansian, professor da Unesp de Rio Preto e coordenador do GTS (Grupo de Trabalho em Segurança do Comitê Gestor da Internet no Brasil); Adriana Cansian, advogada e membro da Comissão de Direito Eletrônico e Crimes de Alta Tecnologia OAB/SP; e Atanaí Ticianelli, instrutor em treinamentos técnicos na área de segurança da informação e idealizador da comunidade de segurança RioPretoSec.

Adriano Cansian avalia que o caso Ashley Madison é indicado para estudo porque traz sinais de negligência, já que os responsáveis pelo site atestavam que os dados estavam 100% seguros. “Na verdade, os analistas de segurança trabalham com o conceito de ‘risco aceitável’, pois a segurança absoluta não vai existir nunca. O que deve ser feito é adotar uma série de medidas que reduzam a possibilidade de ocorrências”, diz. Cansian destaca ainda que as medidas não são apenas técnicas, mas também de educação, pois muitas vezes o usuário é que expõe seus dados, e jurídicas.

A inscrição no evento deve ser feita pelo site http://www.eventick.com.br/meetup-seguranca e, no dia do Meetup, o participante deve levar 1 litro de óleo ou um pacote de feijão para doação a uma instituição que necessita desses itens.

Serviço

Meetup Business “Segurança de dados para startups”

Dia: 03/11 (terça-feira), às 18h30

Local: Senac Rio Preto – Rua Jorge Tibiriçá, 3518, Santa Cruz

Inscrições: http://www.eventick.com.br/meetup-seguranca. O participante deve levar, no dia do evento, 1 litro de óleo ou um pacote de feijão para doação.

 

AS 10 MAIS LIDAS