Redes Sociais

Cidades

Famerp promoverá Mutirão da Próstata no Asilo São Vicente de Paulo

Ação é realizada há mais de 10 anos pela faculdade; objetivo é realizar exames preventivos gratuitamente e, caso necessário, encaminhar os idosos para tratamento

Publicado há

em

A Disciplina de Urologia da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp), em parceria com o Hospital de Base, promoverá mais uma edição do Mutirão da Próstata, no Asilo São Vicente de Paulo. A ação será realizada no dia 6 de novembro.

No período da manhã, os alunos do 4º ano de Medicina, em parceria com a equipe do Laboratório Central do Hospital de Base e acompanhados por residentes de urologia e docentes da disciplina, realizarão coleta de sangue em todos os assistidos pelo Lar. Em seguida, o material coletado será encaminhado ao Laboratório do Hospital de Base, onde passará pelo processo de avaliação.

Após o histórico dos idosos ser preparado por meio de um protocolo, os alunos retornam ao abrigo a tarde, para realizar o exame do toque prostático. Os resultados serão analisados e, os idosos que apresentarem resultado positivo para câncer de próstata serão encaminhados ao HB para tratamento, clínico ou cirúrgico, de acordo com cada caso.

“O câncer de próstata é a patologia mais comum entre os homens da terceira idade. É importante realizar estes exames, visto que muitos tumores não dão sinais de existência, podendo levar o paciente a morte”, explica o Prof. Dr. Carlos Abib Cury, coordenador do evento.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres. Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. Em 2014, a estimativa de novos casos foi de 68.800, e 13.129 óbitos foram ocasionados pela doença.

AS MAIS LIDAS