Cidades
Hemocentro de Rio Preto celebra Dia Nacional do Doador de Sangue
Nos dias 23, 24 e 25, no Hemocentro de Rio Preto, estão programadas apresentações musicais, sorteio de brindes e lanches especiais para os voluntários que vierem doar sangue
Para comemorar o Dia Nacional do Doador de Sangue, 25 de novembro, o Hemocentro de Rio Preto realiza diversas atividades, nos dias 23, 24 e 25 de novembro, a fim de enfatizar a data e aumentar o número de doadores cadastrados na região. À medida que as festas de fim de ano se aproximam, a preocupação com o estoque de sangue aumenta, devido ao grande número de acidentes automobilísticos que acontecem neste período.
Nos dias 23, 24 e 25, no Hemocentro de Rio Preto, estão programadas apresentações musicais, sorteio de brindes e lanches especiais para os voluntários que vierem doar sangue.
“Nossa intenção é proporcionar momentos agradáveis aos voluntários, para incentivá-los a convidar outras pessoas a conhecerem a instituição e a se cadastrarem como doadores também. Por exemplo, se 3% da população doasse sangue, isso resolveria muito dos nossos problemas de estoque, mas, infelizmente apenas 1% doa”, explica Barbara Cabrera, enfermeira responsável pelo setor de captação do Hemocentro Rio Preto.
Componentes sanguíneos
Uma doação, quatro componentes diferentes!
Uma das coisas mais importantes que aconteceram nos últimos anos desde o advento da bolsa plástica de coleta de sangue (antigamente o sangue era coletado em frascos de vidro), foi a possibilidade de dividir o sangue em porções de acordo com suas finalidades.
Primeiro, separa-se o concentrado de hemácias (glóbulos vermelhos) entre todos os componentes. Ele é utilizado em pessoas com anemia, que sofreram acidentes ou passaram por cirurgias.
Depois, retira-se o concentrado de plaquetas, componente fundamental no tratamento de câncer, nas quimioterapias e nos transplantes, principalmente no transplante de medula óssea. O terceiro componente é o plasma. Embora menos utilizado atualmente, ele é fundamental para alguns problemas de coagulação. O quarto é o crioprecipitado, menos utilizado ainda, porque hoje contamos com a possibilidade de fabricar fatores específicos para hemofílicos e pessoas com alterações graves de coagulação.
Portanto, numa única doação de sangue podemos obter quatro componentes diferentes que são utilizados em quatro situações clínicas importantes, cada um deles com uma característica própria de armazenamento e duração.
Como ser um doador
Para doar é necessária a apresentação da carteira de identidade, ter idade entre 16 e 67 anos, pesar no mínimo 65 quilos e evitar alimentos gordurosos antes das doações, porém alimentar-se bem; não estar em uso de medicamentos; não praticar exercícios físicos antes da doação; não ingerir bebida alcoólica nas últimas 12 horas; e evitar fumar duas horas antes da doação. Menores de idade só podem doar acompanhados dos responsáveis legais.
Programações especiais para os doadores – Hemocentro de Rio Preto
24/11 Cantor MPB das 10h às 12h
25/11 Grupo de samba “Cá entre Nós” das 8h às 9h
25/11 Grupo de Zumba das 09h às 10h
25/11 Ester instrumentista das 10h às 11h
Serviço
O Hemocentro fica na Av. Jamil Feres Kfouri, nº 80 – Jardim Panorama, fone: 3201-5151 e funciona de Segunda a Domingo, inclusive feriados – das 7h às 13h.