Redes Sociais

Cidades

Secretaria de Saúde e Sucen iniciam nebulização contra a dengue em Rio Preto

A nebulização será realizada sempre no período da noite, entre 20 e 22h30 e a ação não tem prazo de término.

Publicado há

em

Começou nesta quarta-feira, (dia 25) a aplicação de inseticida, por meio de nebulização pesada (UBV), também conhecida por fumacê, contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue. A ação será realizada em parceria entre a Prefeitura de Rio Preto com a Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), órgão da Secretaria de Estado da Saúde. A nebulização será realizada sempre no período da noite, entre 20 e 22h30. A ação não tem prazo de término. 

Segundo o biólogo e gerente do Departamento de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde, Abner Henrique de Souza Alves, a nebulização pesada (UBV) de inseticida será realizada por meio de três veículos que levarão máquinas de pulverização acopladas. 

“O trabalho será realizado por meio de três carros da Sucen. A expectativa é de que os veículos façam a nebulização de 150 quadras por dia. Esse tipo de nebulização tem por objetivo eliminar o mosquito Aedes aegytpi adulto”, afirma. 

“A população, quando as equipes passarem por seus bairros, deve colaborar deixando portas e janelas abertas. Pessoas acamadas ou alérgicas e animais de estimação devem ficar em cômodo isolado durante a pulverização de inseticida”, orienta o biólogo.

Paralelamente à aplicação do “fumacê”, a equipe de nebulização da Secretaria de Saúde continuará a nebulização casa a casa, chamada de costal. “As duas são essenciais nesta etapa para eliminar o Aedes, porém, é preciso que a população colabore deixando os agentes entrarem em suas casas para eliminação de criadouros do Aedes e que também não deixem qualquer tipo de água parada no interior e exterior de seus imóveis”, afirma.

O trabalho de nebulização veicular será iniciado nos bairros Nunes, Juriti, e Vetorazzo, que são locais que após análise epidemiológica   apresentam maior risco de transmissão de dengue. “As áreas a serem trabalhadas serão avaliadas semanalmente, conforme o quadro epidemiológico da cidade. Um carro de som avisará os moradores que seu bairro estará recebendo a ação de nebulização naquela semana”, explica o gerente.

A ação faz parte do Plano de Contingência contra Dengue 2015/2016 e tem por objetivo orientar a população sobre as formas de prevenção da doença. Além dessa ação, a Secretaria de Saúde tem trabalhado de forma ininterrupta, tanto na parte preventiva, com a ação das equipes que realizam vistorias em imóveis especiais, pontos estratégicos e áreas verdes, como no bloqueio e eliminação de criadouros em áreas consideradas críticas.

Denúncias

Denúncias de locais que possam servir de potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, podem ser feitas por meio do disque dengue, pelo telefone 0800-7705870. A ligação é gratuita.

AS MAIS LIDAS