Cidades
Comércio inicia horário especial de Natal e abre no feriado (dia 8)
Funcionamento especial, que contempla o calendário de abertura noturna do comércio de Rio Preto, começa neste sábado (dia 5) e vai até o dia 24 de dezembro

O comércio da região central de Rio Preto começa a funcionar em horário especial a partir deste sábado (dia 5) para atender aos consumidores que farão as compras de Natal e Ano Novo. Na próxima terça-feira (dia 8), que é comemorado o Dia de Imaculada Conceição, em Rio Preto, o comércio vai funcionar normalmente.
A presidente da Associação Comercial e Empresarial de Rio Preto, Adriana Neves, afirma que há anos as lojas rio-pretenses abrem neste feriado em dezembro, o que já se tornou uma tradição e já está no hábito de lojistas e consumidores.
“Neste período o lojista tem a necessidade de vender e o funcionário, a chance de aumentar sua renda com as comissões. Enquanto cidades vizinhas, que não tem este dia como feriado, funcionarão normalmente, o varejo rio-pretense não pode vacilar com essa concorrência desleal”, disse ela.
O horário especial de funcionamento, que contempla o calendário de abertura noturna do comércio de Rio Preto, começa neste sábado (dia 5) e vai até o dia 24 de dezembro. Neste período, as lojas vão funcionar das 9h às 22h, de segunda a sexta-feira. As lojas vão abrir em horários diferentes aos sábados.
Nos dias 5 e 12 de dezembro o funcionamento será das 9h às 18h. Já no dia 19, o comércio da área central vai funcionar das 9h às 20h. Aos domingos, dias 13 e 20, o horário será das 10h às 16h. Na véspera de Natal, as lojas vão funcionar das 9h às 18h. Nos dias de Natal e Ano Novo todos ficarão fechados. No dia 26 de dezembro, o comércio vai abrir as portas das 9h às 15h.
Ticket médio
De acordo com Jorge Luis de Souza, diretor de Comércio da Acirp, os gastos com presentes para o Natal devem ser menores do que no ano passado. Isso porque a massa salarial de Rio Preto, a exemplo do restante do Brasil, teve retração ao longo deste ano, fruto da instabilidade no mercado de trabalho, gerando reflexos negativos sobre o comércio. “Estimamos que o valor médio gasto pelo consumidor este ano seja de R$ 75,00, contra o ticket médio registrado no ano passado de R$110,00. No entanto, por mais instável e retraído que o varejo esteja, o Natal é um período esperançoso e sempre reservado de boas surpresas. Ainda que de última hora, as pessoas acabam comprando e o lojista, por sua vez, não deve esmaecer; mas, sim, trabalhar continuamente para atrair esses clientes, com preços e vantagens”, afirma ele, ressaltando ainda que os principais itens a serem presenteados neste Natal englobam o universo dos artigos pessoais ligados ao setor de vestuário e calçados, seguido por perfume e cosméticos.
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