Cidades
Cursos a distância conquista mulheres na faixa dos 30 anos atuantes no mercado de trabalho
Dados do censo EAD da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) mostram que as mulheres são maioria nessa modalidade de ensino

Abrir mão da convivência diária com uma turma de faculdade e optar por um curso a distância é a escolha de mais de 4 milhões de estudantes no Brasil. Dados do censo EAD da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) mostram que as mulheres são maioria nessa modalidade de ensino: elas já representam 56% do total.
Segundo o censo da ABED, essas mulheres já atuam no mercado de trabalho e têm idade entre 30 e 40 anos. A predominância feminina entre os alunos de cursos a distância mostra que elas querem se especializar cada vez mais com a garantia de aliar qualidade de aprendizado com a rotina corrida do dia a dia, conseguindo conciliar trabalho, família e estudos.
De acordo com Jorge Scandelai, coordenador acadêmico da Unopar EAD Rio Preto, as boas classificações de cursos EAD no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), algumas vezes até melhores que os presenciais, vem valorizando esse estilo de curso superior. “Em relação à qualidade do ensino, não existe nenhuma diferença entre os cursos presenciais e a distância, já que o conteúdo e a carga horária são os mesmos. Além disso, muitos docentes dos cursos presenciais também atuam no EAD”, afirma.
Scandelai ressalta que para se dar bem no ensino a distância, o aluno precisa ser dedicado e esforçado nos estudos. “É importante manter uma rotina de estudos diária, sem se distrair com outras atividades. Reservar algumas horas para leitura e atividades das aulas é fundamental”, diz. Segundo o coordenador acadêmico da Unopar EAD Rio Preto, os cursos mais procurados no polo rio-pretense são: Administração, Educação Física, Marketing, Pedagogia e Recursos Humanos.
Dicas para se dar bem no EAD
– Verificar se a Instituição e o curso são reconhecidos pelo MEC;
– Ter capacidade de automotivação;
– Reservar momentos apenas para o estudo;
– Ser organizado;
– Participar de grupos de estudos;
– Ter autogerenciamento;
– Ter facilidade com ambientes virtuais.
- Cidades24 horas
Morre Benito Benatti, visionário fundador do Thermas dos Laranjais
- Cidades12 horas
Casal morre após moto ser atingida por motorista bêbado em Rio Preto
- Cidades1 dia
PM de 29 anos morre em acidente de trânsito em rodovia da região
- Cidades11 horas
Briga entre namoradas termina em incêndio em prédio de Rio Preto