Cidades
Nebulização contra Dengue prossegue em Rio Preto
A nebulização é realizada sempre no período da noite, entre 20 horas e 22h30 e será realizada nos bairros: Jardim Alvorada, Alto Rio Preto, Santos Dumont, Vale do Sol, Jardim Mugnani, Vila Anchieta e Ipiranga

Nesta semana, de quarta a sexta-feira (2 a 4/12), a aplicação de inseticida contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, por meio de nebulização pesada (UBV), também conhecida como ‘fumacê’, será realizada nos bairros: Jardim Alvorada, Alto Rio Preto, Santos Dumont, Vale do Sol, Jardim Mugnani, Vila Anchieta e Ipiranga. A ação é uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde com a Sucen –Superintendência de Controle de Endemias- e não tem prazo de término.
A nebulização pesada (UBV) é realizada sempre no período da noite, entre 20 horas e 22h30. A população, quando as equipes passarem por seus bairros, deve colaborar deixando portas e janelas abertas. Pessoas acamadas ou alérgicas e animais de estimação devem ficar em cômodo isolado durante a pulverização do inseticida.
As áreas a serem trabalhadas são avaliadas semanalmente, conforme o quadro epidemiológico da cidade. A população é avisada por meio de um carro de som que o bairro estará recebendo a ação de nebulização naquela semana. A nebulização pesada é aplicada em 150 quadras por dia. Esse tipo de nebulização tem por objetivo eliminar o mosquito Aedes aegytpi adulto.
Antes da nebulização, são realizadas atividades de Bloqueio e Controle de Criadouros (BCC) nos bairros que receberão o inseticida. Por isso, é necessário que os moradores colaborem com a retirada de potenciais criadouros (latas, frascos, garrafas, e qualquer recipiente que possa acumular água) de suas residências e que permitam a visita dos agentes de saúde nas dependências de seus imóveis.
Os agentes estarão devidamente uniformizados e portando crachá de identificação com foto. Qualquer dúvida, bata ligar na ouvidoria no número 0800 770 58 70.
Paralelamente à aplicação do “fumacê”, a equipe da Secretaria de Saúde continuará com a nebulização casa a casa, chamada de costal. A ação faz parte do Plano de Contingência contra Dengue 2015/2016 e tem por objetivo orientar a população sobre as formas de prevenção da doença.
Além dessa ação, a Secretaria de Saúde tem trabalhado de forma ininterrupta, tanto na parte preventiva, com equipes que realizam vistorias em imóveis especiais, pontos estratégicos e áreas verdes, como no bloqueio e eliminação de criadouros em áreas consideradas críticas.
Denúncias
Denúncias de locais que possam servir de potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, podem ser feitas por meio do disque dengue, pelo telefone 0800 770 58 70. A ligação é gratuita.
- Cidades2 dias
Em Rio Preto, família sai de viagem e tem casa furtada por criminosos
- Cidades1 dia
Justiça solta PM que invadiu casa e espancou mulher na região
- Cidades13 horas
Rio-pretense luta com bandido, se fere, evita roubo, mas fica no prejuízo
- Cidades2 dias
Morador de Olímpia ‘arremata’ carros em falso leilão e prejuízo passa de R$ 36 mil