Redes Sociais

Cidades

Professor da rede municipal de Rio Preto recebe dois prêmios de Educador do Ano

Diego Mahfouz Faria Lima, diretor da Escola Municipal Darcy Ribeiro, foi eleito por duas instituições como o melhor profissional de educação de 2015. Pela Academia Brasileira de Educação, recebeu o prêmio de “Educador do Ano”. E pela Fundação Civita e Grupo Abril, o de “Educador Nota 10”.

Publicado há

em

Diego Mahfouz Faria Lima, diretor da Escola Municipal Darcy Ribeiro, foi eleito por duas instituições como o melhor profissional de educação de 2015. Pela Academia Brasileira de Educação, recebeu o prêmio de “Educador do Ano”. E pela Fundação Civita e Grupo Abril, o de “Educador Nota 10”.

“É muito gratificante ter o trabalho reconhecido. Estou contente por representar nossa cidade. Mas quero destacar que esse foi um trabalho em equipe, em que todos da escola abraçaram o projeto, e que contou com total apoio da Secretaria Municipal de Educação. Quero compartilhar nossa experiência com outros gestores e avançar ainda mais, propondo novos projetos para a nossa escola”, disse Diego.

Com o projeto “Minha escola reconstrução coletiva / (In)disciplina: regras claras sempre”, a unidade deixou os noticiários policiais para se tornar exemplo em educação. A frente desta empreitada está o diretor da escola Diego Mahfouz Faria Lima, que com a ajuda dos professores, funcionários, alunos, pais e responsáveis, transformou a história da unidade. Da depredação constante de portas, carteiras, paredes e cortinas queimadas a uma escola limpa, organizada e cheia de vida.

O trabalho teve início em 2013. Todo mundo colocou a mão na massa e a escola foi totalmente pintada para recepcionar os alunos para uma nova realidade. Até os espelhos que foram colocados nos banheiros, persistem até hoje. Antes, nem as portas resistiam ao vandalismo.

A Secretaria da Educação constantemente enviava os funcionários da manutenção para consertar o que era quebrado. A Polícia Militar era chamada com frequência, até para reprimir o tráfico de drogas dentro e fora da escola. Tudo começou a mudar. Até carteiras novas foram enviadas pela Secretaria.

O diretor Diego conta que além de mexer no espaço físico, também foi iniciado um trabalho para saber identificar como era formada a comunidade atendida pela escola. Os pais e responsáveis receberam um questionário que ajudou a mapear as famílias dos alunos. Esse levantamento passou ainda pelos funcionários que ainda definiram os pontos positivos e negativos. Depois todos puderam dizer o esperavam e qual a importância da escola.

Conhecendo melhor a população atendida, foi possível conseguir índices expressivos em apenas um ano. Em 2013 foram 202 alunos evadidos. Já em 2014 caiu para apenas dois alunos evadidos.

Vários projetos foram implantados como a Camerata Jovem Beethoven, Grupo de Astronomia, Prata da Casa, Jardim Sustentável e Literatura de Cordel. Espaços antes ociosos foram retomados como a Sala de Informática, de Plantão de Dúvidas e de Jogos, utilizada também nas aulas de matemática. Foi  implantada a carteirinha e, com isso, o controle de frequência é eletrônico.

A Escola promove o Protagonismo Juvenil, com a realização de assembleias e eleição do Grêmio Estudantil. Possui representantes (vereadores) na Câmara Mirim. E aos sábados fica aberta para receber a comunidade.

No prêmio “Educador Nota 10”, Diego concorreu com 3.632 inscritos de todo o País. Foi vencendo as etapas até ficar entre os 10 selecionados para a final. E na segunda-feira (30/11) foi divulgado o resultado em solenidade realizada em Pinheiros, região Oeste de São Paulo.

O “Educador do Ano” é eleito pelos 41 membros da Academia Brasileiro de Educação que analisa os projetos desenvolvidos e realiza a votação. Educadores renomados com livros editados e ministros já receberam o prêmio.

AS MAIS LIDAS