Redes Sociais

Cidades

Revisão criteriosa aumenta chance de nota máxima em trabalhos acadêmicos

Quando um autor se acostuma com seu texto, apenas um revisor consegue apontar caminhos para reparar os erros

Publicado há

em

Gramática impecável, coerência textual e normas de formatação seguidas à risca são alguns dos tópicos exigidos na aprovação de um trabalho acadêmico. Seja na universidade, quando a maioria dos alunos têm contato pela primeira vez com essas regras, seja na pós-graduação, erros significam perda de preciosos pontos na nota final. Uma revisão criteriosa é a salvação de um trabalho e a garantia de sucesso com a banca examinadora.

Ao dedicar sua atenção para mostrar que domina o conteúdo pesquisado, o autor de uma tese ou trabalho de conclusão de curso pode deixar algumas regras importantes em segundo plano. Por mais que o trabalho se destaque cientificamente, inadequações gramaticais podem passar desapercebidas pelo próprio autor da pesquisa, como afirma Daniel Rodrigues, diretor da CCLi Consultoria Linguística.

“Trabalhos acadêmicos costumam ser feitos ao longo de vários meses ou até anos, como no caso das teses. Com isso, o autor se acostuma com sua linguagem, pois quando lemos o que escrevemos, nosso texto nos parece claro e não enxergarmos aspectos que precisam ser melhorados ou até mesmo reescritos”, explica.

Segundo Rodrigues, por meio de uma revisão acadêmica, o trabalho é submetido a um olhar especializado que se mantém atento a cada detalhe para que o texto se torne claro, objetivo e alcance os resultados esperados. Além disso, a revisão garante a uniformidade de pensamento, o que elimina possíveis contradições ao longo da dissertação.

“A revisão é importantíssima em qualquer meio, principalmente no acadêmico, pois os textos carregam muitas particularidades. Além de terem linguagem, formatação e finalidade específicas, esses trabalhos são corrigidos por professores bem formados e com um alto grau de exigência”, afirma Rodrigues.

Uma dica importante é que a revisão comece a ser feita após a conclusão de cada capítulo, uma vez que aquele foco de produção do conteúdo foi encerrado. Com atenção as três particularidades abaixo, comuns em toda revisão de trabalhos acadêmicos, boas notas estão garantidas.

 

1. Atenção à norma culta

A norma culta deve ser utilizada em todos trabalhos acadêmicos. Expressões coloquiais, vícios de linguagens ou gírias não são bem-vindas nesse tipo de texto.

2. Adequação às normas da ABNT (Academia Brasileira de Normas e Técnicas)

A ABNT é quem dispõe as normas para a formatação de trabalhos acadêmicos. São regras que agregam desde o espaçamento, tipo e tamanho da fonte até a forma adequada de citar a ideia dos autores pesquisados.

3. Coerência e coesão

Quando alguém lê aquilo que escreve repetidas vezes, o texto parece estar totalmente correto. Isso acontece porque os olhos ficam “viciados”, ou seja, ficam treinados para aquela leitura, e não enxergam as inadequações. Durante a revisão, com uma visão ampla do texto, é possível encontrar falhas e corrigi-las a tempo.

AS MAIS LIDAS