Redes Sociais

Cidades

Tecnologia de apontamento em campo aumenta a rentabilidade de obras

Software específico para o seto de construçõesr, o ConstruMobil aposenta papel e prancheta nos canteiros de obras

Publicado há

em

O mercado de construção civil conta com uma poderosa aliada para diminuir os efeitos da crise econômica que afeta o setor: a tecnologia. As empresas que estão aproveitando o momento para reorganizar os processos internos e se reestruturar encontram no ConstruMobil soluções para aumentar a eficiência operacional e a rentabilidade. O sistema é utilizado no Brasil, Peru, Angola, Equador, México, Portugal, entre outros países. 

Desenvolvido pela Simova, empresa especializada na transformação de processos de apontamento em campo, o software móvel automatiza as fichas de apropriação de equipamentos, equipes/mão de obra e outros recursos, permitindo que os coordenadores e gestores tenham informações em tempo real e possam ter agilidade na tomada de decisão. “Em poucos meses de uso, as construtoras obtêm ganho operacional entre 4% e 10% e, principalmente, conseguem identificar os pontos de melhoria a serem trabalhados”, explica Fábio Calegari, diretor da Simova.

Por meio de um aplicativo móvel para smartphones e tablets Android (SimovaApps), o trabalhador que está no canteiro de obra recebe a programação ou cronograma de trabalho e envia as informações referentes às máquinas em operação, à mão de obra, à produção, ao consumo de combustível, entre outras especificações. As informações são transmitidas por sinal de wi-fi, gsm ou bluettoth e acessadas, por meio de um painel de controle, pela sede da construtora.

O ConstruMobil conta também com um painel de integração onde é possível identificar inconsistências e a correção dos dados antes da consolidação ou exportação dos dados. “O painel de controle foi desenvolvido de forma clara e objetiva para simplificar o acesso às informações mais importantes da obra, substituindo os boletins manuais, aumentando a produtividade da equipe e proporcionando uma considerável economia de recursos aplicados e tempo de gerenciamento, o que reflete diretamente nas finanças”, diz Calegari. Diariamente, o ConstruMobil é utilizado por mais de 5 mil operadores de máquinas e encarregados de equipe, em mais de 50 obras.

AS MAIS LIDAS