Redes Sociais

Cidades

Em Rio Preto, fisioterapeuta usa método inovador para problemas de coluna

O método Self-Healing é utilizado por Daniel dos Santos Clemente, na Clínica de Reabilitação Física Dra. Fabiana Morais, no bairro Universitário

Publicado há

em

Em uma combinação de movimentos conscientes, visualização, alongamento, respiração e massagem o método Self-Healing tem se mostrado eficaz na recuperação e reversão de um bom número de doenças de coluna, incluindo as que causam dores, como hérnias de disco, escolioses entre outras. O método é usado pelo fisioterapeuta Daniel dos Santos Clemente (Crefito 3/ 79914-F), na Clínica de Reabilitação Física Dra. Fabiana Morais, no bairro Universitário, próximo à Praça do Vivendas, em Rio Preto. Criado na década de 70 por Meir Schneider, PhD., após curar-se de sua própria cegueira e aplicar os princípios que foi descobrindo em pessoas portadores de deficiências físicas e visuais, o Self- Healing foi estruturado com a premissa que todos têm uma capacidade inata para a autocura.

Cerca de 80% da população mundial sofre de algum tipo de limitação de movimento por causa de dores nas costas e essa estatística tende a crescer ainda mais. As maiores causas desse problema são: má postura, uso inadequado do corpo, vida sedentária e curvas acentuadas na coluna. No entanto, segundo o fisioterapeuta, é possível ter uma coluna sã com sua estrutura corporal preservada, realizando movimentos com consciência, acessando os músculos corretos, fortalecendo-os e alongando-os sem sobrecarregar as articulações. “No método de Meir Schneider utilizamos movimentos, visualizações, massagens e exercícios de respiração para acessarmos conscientemente nosso corpo e buscarmos um maior equilíbrio. A ideia central é trabalhar a totalidade do corpo para atingir o específico”. As principais aplicações: discopatias, hérnia de disco, dor ciática e problemas posturais. 

Self-Healing, ou autocura, trata-se de um processo de autotratamento, com objetivo de desenvolver a consciência corporal a fim de transformar tensão em relaxamento, melhora das funções corporais e do bem-estar geral. O mau uso do corpo é considerado o grande vilão dos desajustes corporais e dos problemas de saúde, sejam eles de caráter congênito ou adquirido. “O equilíbrio corporal se dá por meio da melhoria dos movimentos, sem sobrecarregar umas partes e subutilizar outras. Desta forma o terapeuta de Self-Healing ajuda seus pacientes no emprego das massagens e no ensino de exercícios que lhe traga consciência e responsabilidade para a sua própria saúde. Os exercícios e as técnicas são baseados no funcionamento biológico do organismo e nos recursos potenciais que ele oferece”. Confira cada princípio abaixo:

Respiração

“Os pulmões podem armazenar cerca de 4 litros de ar. Mas devido à correria diária, utilizamos uma respiração curta e rápida que não absorve mais do que meio litro. A quantidade é suficiente para sobreviver, mas para melhorar a saúde e reverter processos degenerativos a forma como respiramos precisa ser bem mais saudável: mais lenta, profunda e consciente. A respiração é a mais vital das funções de qualquer ser vivo, portanto a insuficiência de oxigênio enfraquece o corpo e diminuem o ritmo de todas as outras funções, inclusive as cerebrais, que comanda todo o resto do corpo”

Visualização

“A visualização é uma forma de obter a colaboração do cérebro na produção dos resultados almejados. O exercício acompanhado de visualização é indicado para ampliar a consciência corporal e modificar os padrões de rigidez que normalmente acompanham os nossos movimentos

Exercícios para os olhos

“Eles ajudaram na recuperação da visão de Meir Schneider, estando na origem do método Self-Healing, e foram propostos por William Bates, oftalmologista polêmico do início do século passado. Os exercícios, no entanto, não são indicados somente para quem tem problemas visuais. Pessoas que usam muito o computador, por exemplo, deveriam praticar alguns dos exercícios básicos de autocura para evitar o enfraquecimento da visão”.

Movimentos

“Temos quase 700 músculos no corpo, mas não usamos nem um terço deles. Resultado: esses poucos em uso ficam sobrecarregados, tornando-se contraídos e cansados, enquanto o restante enfraquece e atrofia. No Self-Healing essa musculatura esquecida é estimulada e a tensa relaxada, tornando assim os movimentos mais equilibrados, leves e saudáveis”

Massagem

“É uma prática essencial para restabelecer a condição natural e saudável do corpo. Várias técnicas são utilizadas com fins específicos como o de melhorar a respiração, circulação, digestão, coluna vertebral, articulações, músculos, sistema nervoso ou visual. Também é fundamental para quebrar o estado de estresse crônico que acomete a maioria das pessoas, responsável pelas tensões e dores musculares, dores de cabeça, pupilas dilatadas e o coração acelerado”.      

Método também previne problemas cardiovasculares e derrames

Segundo Daniel, o estresse, a má postura, o exagero nos exercícios físicos e também sua execução de maneira inadequada costumam causar dores, tensões, contraturas e até mesmo traumatismos – resultando na ruptura das fibras musculares e na consequente limitação de movimento. “Porém, por meio de exercícios corretos (prescritos de acordo com uma avaliação individual) e estabelecendo um programa de tratamento, nós podemos fortalecer de uma forma muito saudável os músculos, aumentando seu tônus e sua coordenação. Pelo método de Self-Healing também é possível prevenirmos ocorrências ainda mais graves como, por exemplo, problemas cardiovasculares e derrames – pois acreditamos que estes distúrbios estão diretamente relacionados a uma tensão excessiva no tórax e nos músculos do pescoço. Principais aplicações: artrites, artrose, fibromialgia, espondilite anquilosante e traumatismos”.          

 

AS MAIS LIDAS