Cidades
Liquidações agitam comércio de Rio Preto
Lojistas apostam nas tradicionais promoções de início de ano, com descontos de até 70%. Uma das mais tradicionais e aguardadas pelos consumidores é a do Magazine Luiza, que será nesta sexta-feira (dia 8)
O ano no comércio de Rio Preto começou com queima de estoque e várias liquidações, com descontos generosos de até 70%. Há ofertas de todos os tipos e na maioria das lojas do Calçadão e dos shoppings. Desde grandes redes varejistas até as marcas locais estão com preços tentadores e facilidades no pagamento, principalmente se for no cartão de crédito. O consumidor pode encontrar ainda confecções com descontos, cosméticos e itens de perfumaria, calçados, acessórios, entre outros.
“O comércio, como um todo, aproveita esse ‘bota-fora’ de começo de ano para oferecer descontos reais e renovar estoque. É, sem dúvida, a oportunidade de o comerciante varejista liquidar os estoques reforçados para as vendas de fim de ano. O que era coleção de momento, como no caso do vestuário, já foi e não terá mais valor agora; no entanto, há peças que sempre têm procura e é justamente nesses casos que o lojista deve investir”, afirma Jorge Luis de Souza, que é diretor de Comércio da Acirp (Associação Comercial e Empresarial de Rio Preto). Segundo ele, este momento é uma espécie de “ganha força” para o pequeno empresário porque as grandes marcas já se preparam para as liquidações. “Sendo assim, quem se programou para oferecer preços mais acessíveis e produtos de qualidade, certamente irá realizar bons negócios ao decorrer dos próximos dias”, enfatizou Souza.
A professora Bianca Souza Trindade, de 30 anos, aproveitou a enxurrada de liquidações para pesquisar preços de lavadora de roupas. O equipamento que ela tem em casa queimou recentemente. “Não compensa trocar a peça. Por isso, deixei para comprar depois do Natal para aproveitar essas ofertas. A economia é significativa”, garante ela.
O importante, segundo especialistas, é pesquisar primeiramente em vários estabelecimentos para verificar se não se trata de “falsa” liquidação”. Na vitrine, tudo induz a acreditar que produtos e preços são ótimos, mas ao entrar na loja o consumidor deve se certificar se não será enganado. “Não vale à pena comprar só porque está na promoção. Comprar por comprar nunca é vantajoso. A dica, sempre antes de realizar uma compra, é fazer três perguntas simples: ‘Eu realmente preciso disso?’; ‘Tenho dinheiro para isso?’; ‘Preciso comprar agora?’. Se a resposta for sim a todas essas questões é que vale à pena aproveitar a promoção. Na maioria do caso é sempre bom esperar um tempo e procurar não parcelar nada, pagar sempre o valor à vista”, orienta Dori Boucault, que é especialista em direitos do consumidor.
Tradicional megaliquidação
A recepcionista Talissa de Melo, de 21 anos, está desde quinta-feira (dia 7) guardando lugar em frente à loja do Magazine Luiza, na área central da cidade, para ter acesso às ofertas da tradicional megaliquidação, que será realizada nesta sexta-feira (dia 8) nas 780 filiais da empresa espalhadas por 16 estados. “Deixei para comprar depois do Natal para aproveitar essas ofertas, ainda mais em tempo de crise é preciso encontrar o valor mais barato”, afirma. As lojas do interior paulista, incluindo as de Rio Preto, abrirão a partir das 6h. Não há transporte das mercadorias, ou seja, os consumidores são responsáveis por levar suas compras.
As lojas virtuais também aproveitam o início do ano para investir em liquidações e desovar os estoques. Ponto Frio, Extra, Americanas e Casas Bahia são alguns dos sites que estão com promoções que vão de 10% a 17%, dependendo do tipo de pagamento. No site da Casas Bahia, por exemplo, na tarde de quinta-feira (dia 7) uma lavadora de roupas, da marca Consul 10 kg saia por R$ 1.019,00. Antes, o valor era R$ 1.363,95. Economia de R$ 344,95.