Cidades
Alunos da rede municipal participam de oficinas culturais em Rio Preto
Atividades devem atender mais de 2 mil alunos em 2016; Estudantes de 7 a 14 anos, de 14 escolas da rede municipal de ensino de Rio Preto, vão muito além da aprendizagem tradicional. Essa galerinha tem a oportunidade de aprender jogos teatrais, dança livre, danças urbanas, artes visuais, fanfara, educação musical e ginástica rítmica
Português, Matemática e História são disciplinas comuns no dia a dia dos alunos no Ensino Fundamental. Porém, estudantes de 7 a 14 anos, de 14 escolas da rede municipal de ensino de Rio Preto, vão muito além da aprendizagem tradicional. Essa galerinha tem a oportunidade de aprender jogos teatrais, dança livre, danças urbanas, artes visuais, fanfara, educação musical e ginástica rítmica, por meio do projeto Promovendo Educação Integral, realizado pela Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Faperp (Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de São José do Rio Preto).
O projeto surgiu no ano passado e deu origem ao espetáculo “Encena – Artes Integradas 2015”, apresentado no Teatro Municipal “Paulo Moura”, no segundo semestre. A principal novidade desta edição, que já está com inscrições abertas, é a inclusão da oficina de ginástica rítmica – modalidade olímpica que promete encantar os pequenos – e a ampliação do número de turmas. “Em 2015, atendemos uma média de 1,8 mil alunos por mês. Neste ano, esperamos atender em torno de 2,3 mil alunos”, prevê Eunice Dumbra, coordenadora do departamento de Projetos Culturais da Faperp.
Como funciona
As oficinas culturais são realizadas nas próprias escolas parceiras, no contraturno escolar, e também no Parque Ecológico “Joaquim de Paula Ribeiro”, na região Norte. Assim, as crianças que ficariam sozinhas em casa ou nas ruas enquanto os pais trabalham podem descobrir novos talentos. “O objetivo do projeto é estimular o desenvolvimento de habilidades artísticas, uma vez que no ensino regular não existe uma grade cultural que atenda aos alunos”, afirma.
Segundo Eunice, para que a criança possa participar, é preciso que esteja matriculada em uma das escolas parceiras e tenha autorização por escrito dos pais ou responsáveis. As inscrições são gratuitas e já podem ser feitas nas escolas, com os instrutores de cada modalidade. Confira quais escolas são contempladas pelo Promovendo Educação Integral:
E. M. Prof. “Adherbal Abrão dos Santos” – Jardim Maracanã
E.M. Deputado “Arlindo dos Santos” – Vila Curti
E.M. Prof. “João José Féris” – Vila Toninho
E.M. “Michel Pedro Sawaya” – Cristo Rei
E.M. Oldemar Stobbe “Prof° Zizo” – Jardim Gabriela
E.M. “Paul Percy Harris” – Parque da Cidadania
E.M. Profª “Lydia Sanfelice” – Jardim Bela Vista
E.M. “Ruy Nazareth” – Solo Sagrado
E.M. “Vera” – Engenheiro Schmidt
E.M. Prof. “Amaury de Assis Ferreira” – Macedo Teles
E.M. Profª “Regina Mallouk” – Núcleo da Esperança Santa Clara
E.M. Profª “Carmem Nelita Anselmo Vetorazzo” – Núcleo da Esperança Alvorada
E.M. Prof. “Rodrigues Ferreira” – Núcleo da Esperança Vila Azul-Navarrete
E.M. Dr. “Carlos Roberto Seixas” – Núcleo da Esperança Santa Catarina