Redes Sociais

Cidades

Cuide do bem-estar dos olhos durante o verão

Os dias quentes do verão são um convite para se divertir na praia, em um rio ou em uma piscina. No entanto, além de cuidar da pele, essa estação também exige uma atenção especial com os olhos.Tomar alguns cuidados básicos com a forte luminosidade da estação e com agentes externos é a garantia de evitar doenças ou possíveis contaminações comuns nesta época do ano

Publicado há

em

Os dias quentes do verão são um convite para se divertir na praia, em um rio ou em uma piscina. No entanto, além de cuidar da pele, essa estação também exige uma atenção especial com os olhos.Tomar alguns cuidados básicos com a forte luminosidade da estação e com agentes externos é a garantia de evitar doenças ou possíveis contaminações comuns nesta época do ano.

O oftalmologista Rafael Antônio Barbosa Delsin, do Horp (Hospital do Olho de Rio Preto), explica que raios ultravioleta causam sérios danos à visão. “Os cuidados com essa radiação devem ser tomados também nos dias nublados porque os raios UVA e UVB conseguem atravessar as nuvens.  Eles são os responsáveis pelo aparecimento de problemas sérios de visão, como catarata precoce, pterígio, degeneração macular da retina e até tumores palpebrais”, afirma.

Segundo o oftalmologista, os danos causados ao longo dos anos pela exposição aos raios ultravioleta são irreversíveis. “Para evitar essas doenças, o uso de óculos com proteção total contra radiação solar é imprescindível”, ressalta.

Delsin explica que, além de tomar cuidado com os raios solares, é preciso atenção ao frequentar piscinas. “A ocorrência de conjuntivites contagiosas aumenta no verão. As altas temperaturas favorecem o aparecimento de vírus, bactérias ou fungos na água e em ambientes fechados, quentes e úmidos. Além disso, a aglomeração de pessoas pode favorecer o contágio”, explica.

O médico alerta que para evitar a conjuntivite é necessário lavar sempre as mãos, evitar ambientes muito úmidos e, principalmente, não coçar os olhos.  “Deve-se evitar levar as mãos aos olhos para coçá-los, pois as unhas podem conter bactérias ou fungos. Usar óculos de natação quando for praticar atividades aquáticas ajuda a proteger os olhos de microrganismos e outros agentes infecciosos. Em caso de irritação e coceira nos olhos, deve-se evitar automedicação e procurar ajuda especializada”, explica.

AS MAIS LIDAS