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Em Rio Preto, esquadrão da Força Aérea promove treinamento no aeroporto

Série de exercícios aéreos termina nesta sexta-feira (dia 26). Treinamento envolveu duas aeronaves e cerca de 30 pessoas, entre pilotos, mecânicos, instrutores e alunos

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O 4º Esquadrão de Transporte Aéreo da Força Aérea Brasileira (FAB) encerra nesta sexta-feira (dia 26) treinamento com duas aeronaves no aeroporto de Rio Preto “Eribelto Manoel Reino”. A série de exercícios teve início na segunda-feira (dia 21). Os voos foram feitos em vários horários e tinham como principais objetivos a readaptação dos pilotos e treinamento de novos instrutores. “Nosso esquadrão atualmente está sediado no aeroporto internacional de Guarulhos, um dos mais movimentos da América Latina, impossibilitando nosso treinamento. Então, optamos por Rio Preto por ter uma boa infraestrutura aeroportuária e pelo tráfego aéreo local não ser tão intenso. Já realizamos aqui outros exercícios em anos anteriores” disse o tenente-coronel Sandro Rogério Delmonico.

Segundo ele, o esquadrão é composto atualmente por quatro aeronaves, todas de fabricação brasileira, produzidas pela Embraer (Empresa Brasileira de Aeronáutica). O EMB 120 Brasília é usado no transporte de passageiros. Já o EMB 110 Bandeirantes é utilizado para transportar tropas e cargas. “É um treinamento básico de readaptação dos pilotos recém-chegados ao nosso Esquadrão. Eles realizam uma série de voos com a aeronave Bandeirantes. Já o Brasília, foi utilizado na formação e treinamento dos futuros instrutores” explica. Ao todo o exercício envolveu duas aeronaves e 30 pessoas, entre pilotos, mecânicos, instrutores e alunos. Após o encerramento das atividades nesta sexta-feira, o Esquadrão retorna para sua base em Guarulhos.

 

Esquadrão Carajá

Em 2012, o Esquadrão Carajá realizou um treinamento complexo em Rio Preto. Naquele ano foram utilizadas quatro aeronaves que realizaram missões diárias de lançamento de cargas, em uma área próxima à Mirassol e também atividades de embarque e desembarque de tropas que combatem assaltos por meio do Exército Brasileiro. Também foi montando uma estrutura, no gramado do terminal antigo de passageiros, de onde eram coordenados todos os voos e exercícios. Em uma das manobras realizadas no período noturno, todas as luzes da pista eram apagadas e a tripulação deveria realizar a aproximação e o pouso apenas com auxílio de tochas de fogo.

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