Redes Sociais

Cidades

Inauguração da Oficina de Marcenaria e do Espaço Mulher no Centro de Formação Socio Cultural Ielar

Com o objetivo de provocar os sonhos, alterar referências e mudar histórias, o Instituto Sócio Cultural e Esportivo Ielar, lançou nesta sexta-feira (dia 19) dois novos projetos: a Marcenaria Escola e o Espaço Mulher. O evento de lançamento contou com a presença da imprensa, parceiros e autoridades.

Publicado há

em

Com o objetivo de provocar os sonhos, alterar referências e mudar histórias, o Instituto Sócio Cultural e Esportivo Ielar, lançou nesta sexta-feira dois novos projetos: a Marcenaria Escola e o Espaço Mulher. O evento de lançamento contou com a presença da imprensa, parceiros e autoridades.

Em parceria com a Marcato Móveis e Veromobili, a Marcenaria Escola Antônio Marcato dará aulas de marcenaria para jovens da comunidade de segunda a sexta, no período da manhã e à tarde, com apoio escolar. A aula inaugural foi ministrada por Antonio Marcato – fundador da Marcato.

Segundo Amanda Oliveira, coordenadora executiva do Iscei, este projeto visa dar continuidade à Marcenaria Ielar que vinha sendo financiado com recursos do próprio instituto. “Com essa parceria as possibilidades se ampliam, ganharemos novos equipamentos, mais conhecimento técnico, podendo mudar a vida de mais adolescentes. E este é o nosso principal objetivo”, comemora.

Durante as aulas, os alunos atendidos por este projeto poderão vivenciar todas as etapas de uma marcenaria, desde a fabricação até reparos de móveis já prontos. O curso trará ainda técnicas de montagem de móveis, confecção de móveis planejados com foco na educação profissional, dando direcionamento para o mercado de trabalho. “Estamos muito engajados neste projeto por acreditar na importância da formação desses jovens. Todos os produtos da Marcenaria Escola virão de sobras de madeiras da indústria. Designers criarão peças exclusivas para serem produzidas pelos alunos. Nossa ideia é vender e expor essas peças para reverter a verba para o próprio projeto, sendo totalmente sustentável”, diz Leandro Marcato.

O projeto possibilita a ampliação e a contribuição com o processo de formação dos jovens atendidos e seus familiares que, hoje, se encontram em risco social com carências afetivas, culturais e, principalmente, financeira, oferecendo a possibilidade real da descoberta e do desenvolvimento de suas habilidades e competências. “Os participantes poderão ter uma elevação substancial da autoestima e superar essas carências, além de melhorar o desenvolvimento escolar, construindo assim uma nova história de vida”, diz Amanda.

Nesta sexta-feira também foi inaugurado também o Espaço Mulher. Sob curadoria da blogueira e fashionista Cacá El Assal, este espaço funcionará como uma lojinha para venda de roupas, calçados e acessórios novos e seminovos.

Quem quiser doar produtos para este projeto, é só levar no local. “Nosso objetivo é trazer para o Espaço Mulher outras atividades como oficinas de costura e salão de beleza”, explica a coordenadora do Instituto. O Espaço Mulher Rua Pachoal Decrescenzo,599, Vila Mayor, de terça a sexta, das 7h às 19h, e aos sábados das 8h às 18h.

Os projetos contam como parceiros Hospital Ielar, Marcato, Veromobili, É Pique é Piquenique, Cacá El Assal, Notícias do Bem. Telefones para contato: 3219-4444 – 99125-4125.

Perfil do Instituto Sócio Cultural e Esportivo Ielar

O Instituto Sócio Cultural e Esportivo Ielar nasceu a sombra de uma árvore, no meio de Várias Favelas, no ano de 1978 recebe a doação de uma fazenda , edifica o SONHO e funda o Instituto. Fundado por Rosalina Longo Fasanelli, atualmente atende em seus quatro núcleos 1.600 crianças, adolescentes, seus familiares e mais a comunidade com a missão de promover um contexto de aprendizagem para crianças e adolescentes que viabilize a construção de valores positivos através do esporte, lazer, arte e cultura e cursos profissionalizantes, ampliando os circuitos de inclusão de forma participativa e empreendedora. Nosso objetivo é que as atividades desenvolvidas diariamente tornem nossas crianças e nossos adolescentes integrantes de grupos visíveis à sociedade.Em consequência disso, a autoestima sofre mudanças, construindo uma nova história pessoal num novo contexto.Surgem novas áreas de competência em suas vidas, passando a ter uma nova identidade e a se compreenderem como cidadão.

 

AS MAIS LIDAS