Cidades
Rio Preto registra 1º caso de zika no ano
Homem de 67 anos, que não teve o nome revelado, apresentou os primeiros sintomas no mês passado. Instituto Adolfo Luiz confirmou a doença transmitida pelo Aedes
Rio Preto registrou o primeiro caso de zika vírus no ano. A vítima da doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, também transmissor da dengue e da febre chikungunya, é um homem de 67 anos. Ele apresentou os primeiros sintomas da doença no dia 9 de janeiro. A confirmação do caso foi feita na tarde desta quinta-feira (dia 11) pela Secretaria Municipal de Saúde que informou, por meio de nota à imprensa, que o paciente se encontra recuperado e em casa. “Com relação a ações de bloqueio na região em que ele mora – Parque Industrial, esclarecemos que o bloqueio foi feito na suspeita da doença e que a mesma área já foi alvo de mutirão contra o Aedes em janeiro. A mesma área receberá novo mutirão neste sábado (dia 13)”, consta na nota.
O primeiro exame para confirmação da doença foi feito pelo laboratório da Funfarme/Famerp, a Faculdade de Medicina de Rio Preto. A vítima foi atendida na emergência do Hospital de Base de Rio Preto, com suspeita dengue. Ele foi medicado e teve alta no mesmo dia. Mas como é protocolo das pesquisas conduzidas pela instituição, os pesquisadores fizeram exames de sorologia para outros vírus, como zika, chicungunya, entre outros. O exame deu reagente para zika vírus e a Funfarme/Famerp notificou a Secretaria Municipal de Saúde de Rio Preto, de acordo com a legislação. No ano passado, Rio Preto registrou um caso de zika.
Além de causar microcefalia, já está registrado na literatura médica que o Zika também pode desencadear a síndrome de Síndrome de Guillain-Barré, que é uma reação autoimune do organismo, geralmente relacionada a infecção por alguns vírus ou bactéria.
H1N1
A Secretaria de Saúde de Rio Preto confirmou mais dois casos de H1N1 do ano. Ao todo são três casos da doença confirmados de janeiro deste ano até quinta-feira (dia 11). O terceiro caso é uma mulher de 49 anos, que teve os sintomas no dia 4 de fevereiro e está internada desde o dia 30 de janeiro. O segundo caso é um homem de 51 anos, que está internado desde o dia 2 de fevereiro. E o primeiro caso é uma mulher de 22 anos, que teve os sintomas no dia 7 de janeiro e está internada desde o dia 16 de janeiro. O município não registrou mortes causados pela gripe suína.