Cidades
Voos são afetados por greve em aeroportos de São Paulo
Passageiros enfrentam transtornos para viajar de avião na manhã desta quarta-feira (dia 3) em razão da greve dos aeronautas e aeroviários, programada para 12 aeroportos do país entre as 6h e as 8h. Na capital paulista e no interior, os terminais de Congonhas, Guarulhos e Viracopos tiveram ao menos 13 voos cancelados até as 7h30; Em Rio Preto um voo sofreu atraso e outro foi cancelado
Passageiros enfrentam transtornos para viajar de avião na manhã desta quarta-feira (dia 3) em razão da greve dos aeronautas e aeroviários, programada para 12 aeroportos do país entre as 6h e as 8h. Na capital paulista e no interior, os terminais de Congonhas, Guarulhos e Viracopos tiveram ao menos 13 voos cancelados até as 7h30.
Segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), das 19 decolagens programadas entre as 6h e as 7h30 em Congonhas, 12 foram canceladas e quatro estavam atrasadas. Funcionários fazem um protesto no saguão. A GRU-Airport, que administra o aeroporto de Guarulhos, informou em seu último boletim, atualizado às 7h30, que dos 87 voos programados um foi cancelado e duas decolagens e dois pousos sofreram atraso.
No aeroporto de Viracopos, na cidade de Campinas, interior paulista, nenhum avião decolou entre as 6h e as 7h30. Ao menos dez voos estão atrasados. Segundo o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), as empresas aéreas TAM, Gol e Avianca vão flexibilizar as regras para a remarcação de voos, a fim de não prejudicar os passageiros.
A TAM informou que não cobrará as taxas de remarcação e diferença de tarifas para os passageiros com voos domésticos agendados entre as 6h e as 18h de hoje ou voos internacionais entre as 6h e as 8h. Os clientes podem adiar suas viagens em até 15 dias a partir da data do voo original, mediante disponibilidade. A empresa ofereceu também o reembolso dos bilhetes tanto para voos domésticos quanto internacionais.
A Gol pede que os passageiros entrem em contato com a central de atendimento, pelo telefone 0300 115 2121, para verificar a situação do voo. A companhia ofereceu remarcação das viagens, sem taxas, ou reembolso integral das passagens. “A GOL ressalta que não está medindo esforços para normalizar a situação o quanto antes e vem adotando todas as medidas possíveis para minimizar os impactos aos clientes”, diz a nota.
A Avianca comunicou que os clientes poderão remarcar as viagens com isenção de taxas, mediante disponibilidade de assentos.
Rio Preto
Dois voos que decolariam de Rio Preto no período da manhã desta quarta-feira foram afetados pela paralisação dos aeronautas. Um voo da Tam para o aeroporto de Congonhas, em São Paulo, que tinha previsão de decolagem às 5h45 só saiu às Rio Preto às 6h45 .
Já um voo da Azul, que decolaria às 6h para Campinas, foi cancelado. Segundo relatos dos passageiros, eles chagaram a embarcar e estavam dentro da aeronave quando a tripulação informou o cancelamento do voo.
A empresa informou que todos passageiros já foram realocados em outros voos e as demais operações não sofreram atrasos, pois a paralisação foi das 6h às 8h.
Reajuste salarial
As categorias rejeitaram a proposta das empresas aéreas, que previa reajuste parcelado e não retroativo à data-base – dia 1º de dezembro. Os trabalhadores reivindicam a aplicação do reajuste de 11% nos salários e benefícios, retroativo à data-base, que fará a recomposição das perdas inflacionárias nos salários.
Em nota, a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) lamentou a greve. “O setor reconhece e respeita o direito de manifestação, mas lamenta o caminho escolhido em prejuízo dos passageiros. Em qualquer circunstância, as companhias aéreas estarão mobilizadas em prestar assistência aos clientes e a fazer todo o possível para minimizar os eventuais transtornos”.
- Cidades2 dias
Corpo de desconhecido é encontrado em estrada de terra
- Cidades2 dias
Jovem é agredida e ameaçada de morte por bandidos armados em Rio Preto
- Cidades2 dias
Motorista bêbado provoca acidente, é preso, mas paga fiança e acaba liberado
- Cidades1 dia
PF prende em RP suspeito de manipular pesquisas e R$ 157 mil em espécie