Redes Sociais

Cidades

Apas aposta na feira e conhecimento para driblar crise

Durante coletiva à imprensa, presidente da Apas, Pedro Celso Gonçalves, falou como a turbulência política atrapalha os supermercadistas

Publicado há

em

Antes do lançamento em Rio Preto da 32ª edição da Apas 2016 – Feira e Congresso de Gestão Internacional, na noite de quinta-feira (dia 17) durante jantar no Villa Conte, o presidente da Associação Paulista de Supermercados (Apas), Pedro Celso Gonçalves, explicou durante coletiva à imprensa como o setor supermercadista está driblando a crise econômica, afetada principalmente pelas manobras na política brasileira nos últimos dias. “Ao longo dos 42 anos, a Apas vem focando no conhecimento e treinamento de pessoas ligadas ao setor com cursos práticos e teóricos. Sem dúvida, a Feira Apas é uma excelente oportunidade para negócios, conhecimentos e para os supermercadistas conhecer as novidades do setor”, disse. O diretor regional e de distritais da Apas, Renato Gaspar Martins, e o diretor da regional Rio Preto, Antônio Marcos Rogetta, também participaram da coletiva no prédio da Prefeitura de Rio Preto, após visita no gabinete do prefeito Valdomiro Lopes.

O presidente da Apas também ressaltou que o tema da feira, “Perspectivas e Oportunidades”, não poderia ser mais apropriado para a atual situação do Brasil. “Sou supermercadista há 40 anos. Já passei por várias crises econômicas, até mesmo maior do que a que estamos enfrentando. Mas uma crise política igual essa, nunca vi. Ficamos cabisbaixo e envergonhados com os acontecimentos. É triste ver o país passar por isso. Mas a crise vai passar. Não há mudança drástica sem chegar ao fundo do poço. O Brasil é forte e sairá mais forte ainda. E como sempre dizem ‘Enquanto uns choram, outros vendem lenços’”, disse. Segundo Gonçalves, o setor é muito competitivo. “Por isso, o supermercadista deve trabalhar para ser cada vez mais eficiente e ter o menor preço com o melhor serviço”.

Sobre a feira

A 32ª edição da Apas 2016 – Feira e Congresso de Gestão Internacional será realizada do dia 2 a 5 de maio, no Expo Center Norte, em São Paulo. Consagrada como a maior feira de supermercado do mundo, a Apas 2016 reunirá nos quatro dias de eventos, empresários, executivos de supermercados, atacadistas e varejistas de todo Brasil e do exterior. Ao todo, serão 65 mil metros de área de exposição, para abrigar mais de 600 expositores nacionais e internacionais, vindos de diversos países. A Apas estima gerar negócios da ordem de R$ 6 bilhões. A expectativa é que a edição supere a anterior, baseada nos mesmos pilares para fazer um evento completo: feira, congresso e arena do conhecimento.

Páscoa amarga

Diante de um desempenho abaixo do esperado para o ano de 2015, o setor supermercadista aposta no período de Páscoa para comemorar resultados mais satisfatórios em 2016. Depois do Natal, esta é a melhor data para as vendas nos supermercados, um termômetro de como será o decorrer do ano. Na visão da entidade, as vendas de produtos, se comparadas ao mesmo período do ano passado, deverão ter crescimento nominal aproximado de 8%. Em termos reais haverá queda nas vendas, já que a inflação no período está em torno de 11%, o que representa em média uma queda no faturamento real de 3% em relação à Páscoa de 2015, quando houve crescimento de 8% nas vendas em relação a 2014.

AS MAIS LIDAS