Redes Sociais

Cidades

Governador Geraldo Alckmin inaugura expansão do terminal de passageiros do aeroporto de Rio Preto

A inauguração aconteceu na manhã desta sexta-feira (dia 18). Além da ampliação do espaço foram entregues novas viaturas para o Corpo de Bombeiros do Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp). Durante a cerimônia um grupo de professores fizeram protesto contra o governo estadual

Publicado há

em

O Governador Geraldo Alckmin inaugurou na manhã desta sexta-feira (dia 18) a obra de expansão do terminal de passageiros do aeroporto de Rio Preto.  Além da ampliação, também foram entregues em novas viaturas para o Corpo de Bombeiros do Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp). Durante a cerimônia professores realizaram uma pequena manifestação contra o governo estadual.

Segundo o governador a parte antiga do terminal também passara por reformas e modernização. “Estamos entregando hoje esse belíssimo trabalho de grande importância para Rio Preto e região. Agora com a conclusão do novo terminal de passageiros iniciaremos a reforma e modernização da aérea antiga até dezembro” explicou.

A obra de R$ 21,9 milhões usou recursos do Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp). Com a ampliação, a área do aeroporto passa de 2.250 m² para 6.630 m² de área construída. O novo saguão será exclusivo para embarque.

O investimento nessas intervenções, que acontecerão entre março a dezembro, já está incluso no valor de R$ 18,9 milhões repassado pelo Governo Estadual ao Daesp.

Questionado sobre uma possível internacionalização do aeroporto Professor Eribelto Manoel Reino, Alckmin explicou que esse processo cabe ao governo federal e não estadual.

“Não temos autonomia para realizar a internacionalização de um aeroporto. Isso depende totalmente do governo federal, pois é necessária a implantação do serviço aduaneiro. Mas acreditamos que isso será uma necessidade futuramente, pois a tendencial o modal do transporte aéreo será um dos meios que irá mais se desenvolver” disse.

O aeroporto de Rio Preto é o segundo maior aeródromo do Estado de São Paulo administrado pelo Daesp, ficando atrás apenas do aeroporto de Ribeirão Preto. Em 2015, passaram pelo aeroporto rio-pretense quase 682 mil passageiros. Foram registrados 8218 voos regulares (não levando em conta táxi aéreos, voos fretados ou particulares).

Manifestações

Pouco antes da inauguração um pequeno grupo ligados ao Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp) fizeram uma manifestação em frente ao novo terminal do aeroporto.

Com faixas, o grupo questionava sobre a merenda escolar e reajustes salarial. Durante a coletiva de impressa. Alckmin disse

“A merenda está regularizada. O que aconteceu, foi quando começaram as aulas agora em fevereiro, em decorrência da crise econômica as prefeituras que eram nossas parceiras em fazer a merenda e de distribuir, elas entravam com pedacinho do per capita e não quiseram mais. Então tivemos que contratar merederas que não tinha, contrar empresa montar mobiliário. Nas cidades onde a prefeitura devolveu o serviço da merenda teve que licitar tudo isso, mas está normalizado”

Sobre a CPI da Merenda, o governado disse que o foi uma vítima. “Somos vítimas. O que aconteceu. Só compramos e fizemos tomadas da agricultura familiar, por que fizeram uma lei em Brasília nos obrigando. Você tem 30% da verbal federal para comprar de alguma cooperativa agricultura familiar. Somos obrigados a fazer tomadas separadas. Aí uma cooperativa se apresenta, em uma licitação normal e ganha com o menor preço. Depois ficamos sabendo que havia  uma fraude nesta cooperativa. Ela não estava entregando o produto da agricultura familiar era uma fraude feita pela cooperativa. Mas todos estão sendo investigados e serão todos punidos”.  

Processo de impeachment

Sobre o processo impeachment, Geraldo Alckimin comentou sobre os últimos acontecimentos e afirmou não entender a abertura do processo como golpe contra o partido.

“O Partido dos Trabalhadores não pode dizer que é a abertura do processo é um golpe. O PT entrou com pedido contra todos os presidentes que antecederam ao governo deles. Entraram com pedido contra o Collor, também no curto período da presidência do Itamar Franco foi feito pedido. E nos dois mandatos do FHC. Se fossemos uma república parlamentarista  já teríamos mudado. Mas no presidencialismo tem que ter todo rito para substituição”. 

AS MAIS LIDAS