Cidades
Festa dos Castores esperar atrair 80 mil pessoas em Onda Verde
O tradicional evento que reúne milhares de fiéis há mais de um século acontecerá nesta sexta-feira (dia 5). Cerca de 80 mil pessoas são esperadas. Este ano o tema da festa é “Misericordiosos como o Pai”.

Católicos de toda a região de Rio Preto irão refazer no dia 5 de agosto, sexta-feira, uma peregrinação de 107 anos de tradição até o santuário diocesano do Senhor Bom Jesus dos Castores em Onda Verde. O tradicional evento reúne milhares de fiéis há mais de um século e a principal rota é a BR-153. Cerca de 80 mil pessoas são esperadas. Este ano o tema da festa é “Misericordiosos como o Pai”.
“Todos os anos venho para agradecer a Deus pelo dom da vida, o dom do amor. É um sacrifício pouco por tudo o que ele fez por nós”, diz o professor Antônio Fernandes.
Milhares de pessoas com sentimento de gratidão no coração. Na chegada a Onda Verde, satisfação com a imagem de Bom Jesus recepcionará os fiéis.
A festa existe há 107 anos. Segundo historiadores, o dono da fazenda, que era da família Castores, construiu uma capela em homenagem ao santo. Proteções aconteceram e desde então, os fiéis se reúnem para homenagear Bom Jesus. “A festa começou com coisa simples, com oração, terços. Alcançando a graça isso começou a propagar e todos começaram a fazer peregrinação para este local”, diz o padre e reitor do santuário, Alexandre Ferreira dos Santos.
A caminhada começa às 18h. Os peregrinos vão percorrer 20 quilômetros de São José do Rio Preto até a Igreja em Onda Verde. A rota mais usada para fazer o trajeto é a BR 153, portanto a orientação da Polícia Rodoviária é para que os motoristas redobrem a atenção. Um esquema de policiamento será montado para garantir a segurança no local.
O evento religioso é tradicional na região e o mesmo caminho é percorrido por fiéis há 107 anos. Depois da caminhada, os religiosos vão participar de uma missa em homenagem a Bom Jesus dos Castores, que será celebrada pelo bispo de Rio Preto, dom Tomé Ferreira da Silva, no Santuário, à meia noite. No sábado, dia 6 de agosto, quando se encerra o ciclo de festividades, estão previstas várias celebrações religiosas durante todo o dia.
História
O senhor Tomé Correia de Paiva, por volta de 1900, teve visões em um altar que conservava em sua casa: ali a imagem do Senhor Bom Jesus dos Castores era envolta por uma luz. O sinal foi entendido por ele como o convite a uma missão: construir uma igreja dedicada ao Senhor Bom Jesus.
Com a doação do terreno para a igreja, o Sr. Tomé deu – também – a permissão para a construção de casas. Nascia o povoado de Castores; marcado pela religiosidade do povo.
Confira a programação completa das festividades em louvor ao Senhor Bom Jesus dos Castores:
Programação Religiosa
Missa e Novena
De 28 de Julho a 04 de Agosto às 20h | 05 de Agosto – Novena às 20h e 22h
06 de Agosto – Dia do Padroeiro
0h – Missa presidida por Dom Tomé
02h – Padre Gerson Cavalin
04h – Padre Marcos Chiqueto
06h – Padre Rafael Oliveira
08h – Padre José Vitoretti
10h – Padre Carlos Eduardo Nascimento
12h – Padre Mauro Ramos
14h – Padre Aldenir Rodrigues
15h30 – Padre Leonel Brabo
17h – Missa presidida por Dom Tomé
07 de Agosto
Missas às 09h, 15h e 19h
Quermesse
Dias 05, 06 e 07 de Agosto
Leilão de Gado
06 de Agosto
Cidades12 horasMenino de 9 anos morre em capotamento em vicinal na região de Rio Preto
Cidades1 diaJovem morre após oito dias internado após acidente na região
Cidades14 horasEscola municipal de Rio Preto tem fiação furtada durante a madrugada
Cidades1 diaMulheres são agredidas em briga de vizinhos em Rio Preto



