Redes Sociais

Cidades

Comunidade terapêutica Novo Sinai divulga trabalho no Riopreto Solidário

Novo Sinai, de Valentim Gentil, existe há 12 anos e reabilita dependentes químicos, por meio da laborterapia

Publicado há

em

O Riopreto Shopping recebe a Comunidade Terapêutica Novo Sinai nos dias 12, 13 e 14 de maio para participar do Riopreto Solidário. Novo Sinai é uma Comunidade Terapêutica sem fins lucrativos, nascida da vontade de ex-dependentes químicos e voluntários da cidade de Valentim Gentil, em criar um local digno e honesto, onde pessoas com problema de dependência química e álcool tivessem um lugar onde o tratamento fosse levado a sério, valorizando-se de forma plena o ser humano, tendo consciência de ser a dependência uma doença e como toda doença precisa e merece ser tratada.

A comunidade existe há 12 anos e reabilita dependentes químicos, através da laborterapia. Atualmente são 40 internos que moram no local. A internação tem duração de 6 meses e, nesse período, os internos recebem atendimento médico, psicológico e assistência social, além das atividades da laborterapia, como ajudar na cozinha, limpeza, cuidar dos animais, das plantações, lavanderia e tudo que tiver que ser feito no sítio para manutenção e consumo próprio.

A Comunidade tem parceria com o SENAD (Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas), que subsidia 11 vagas, as outras 29 são bancadas com as doações e eventos beneficentes. Esses dependentes que chegam ao sítio para o tratamento vêm encaminhados da Rede Pública, através da Secretaria da Saúde ou Assistência Social, e todo o tratamento a eles é gratuito. Por isso, a renda do Riopreto Solidário é tão importante à entidade. “Vamos usar a verba arrecada para a manutenção do sítio. Melhorar os alojamentos, a parte dos animais, jardinagem, melhorar tudo que usamos no tratamento do interno”, explica Carlinhos Marques, que é fundador e presidente da entidade.

Um estande estará montado no corredor do centro de compras, próximo ao Carrefour, expondo vários produtos feitos pelos internos, como pães, roscas, compotas de doces, quadros, imagens e objetos religiosos. Quem quiser ajudar, é só comparecer no Shopping em um desses 3 dias e adquirir um ou mais produtos que estarão à venda. Toda a renda será revertida em prol à Comunidade.

Sobre o Riopreto Shopping Solidário

O Riopreto Shopping Solidário é um projeto permanente do Riopreto Shopping que tem como objetivo divulgar instituições que fazem a diferença na comunidade onde atuam, desenvolvendo projetos sociais essenciais nas vidas das pessoas assistidas. Este ano, estão participando do projeto as instituições: Abrigo São João – Asilo de Guaraci; Vila Vicentina de Mirassol; Albergue Noturno – Protetor dos Pobres; Associação Espírita “A Caminho da Luz”; Casa Evangélica de Recuperação “ADONAI” CERAI; Cooperlagos – Cooperativa de Coleta Seletiva, Beneficiamento e Transformação de Materiais Recicláveis de São José do Rio Preto; Associação Casa de Caridade Pão da Vida; CAD – Clube dos amigos dos Deficientes; Associação Filantrópica Mamãe Idalina; Lar Maria José de Jesus; Associação Anjo da Guarda; IEFA – Instituto Educacional Francisco de Assis; Instituto Educacional Casa da Criança; ASSD – Associação São Deocleciano; Alma Autista; PAS – Patrulha Animal Solidária; Associação Civil de Amparo aos Animais Abandonados Grupo Patas; ARPROM – Associação Riopretense, Aquário; e Novo Sinai.

 

AS 10 MAIS LIDAS